Sobrevoei com Riky Awa'tlu uma das principais ilhas do arquipélago. Os Metkayina que viviam ali eram governados por Ronal e Tonowari, já os vi de longe.
Nunca os deixei que me vissem no céu, era perigoso ser capturada por eles. Pousei dentro da mata. Me sentei no chão e afiei minha lança.
Depois que consegui arranjar tudo direito, preparei-me para caçar. Mas Riky não estava por perto. Fui procurar por ela.
Me adentrei na mata, por mais que eu confiasse na Riky tinha medo dela arranjar problemas com os moradores da vila, ou entrasse em conflito com um Ilu.
Quando cheguei a conclusão de que minha Ikran não estava dentro daquela mata costeira, me aproximei da vila.
E por mais incrível que pareça, Riky brincava com outros Ikrans. Mas, Ikrans pertencem a Omaticayas que ficam distantes de Awa'tlu.
- Por Eywa! Riky! O que eu faço agora? - Assobiei baixinho, mas ela não me escutou.
Me ajeitei entre os arbustos e pude ver seis Omaticayas conversando com os Metkayinas. Fiquei parada para escutar, com minhas orelhas para cima.
- Procuramos por Uturu. - Disse o mais velho.
- Uturu? - Ronal disse.
- Um santuário para minha família.
- Somos o povo do recife. Vocês são da floresta. Suas habilidades serão inúteis aqui. - Tonowari explicou.
- Iremos aprender seus costumes, certo?
- Os braços são finos, as caudas são fracas, serão lentos na água. Essas crianças, nem são na'vi de verdade! - Ronal disse levantando suas mãos.
- Sim, nós somos! - Disse uma garota da floresta.
- Eles tem sangue de demônio! - Houve um espanto geral na aldeia. Senti meu sangue ferver.
- Veja! Nasci humano, agora sou na'vi! Podemos nos adaptar!
- Meu marido foi Toruk Makto, ele liderou os clãs na vitória contra o povo do céu! - Disse a mulher orgulhosa.
Recoonheci quem eram, Jake Sully e Neytiri, líderes do povo Omaticaya. Percorri os olhos pela família.
Tinha uma pequena ao lado da mãe, a garota atrás deles, e tinha dois meninos. Um deles me lembrava Jake e o outro Neytiri. Voltei a prestar atenção na conversa.
- Chamam isto de vitória? Se escondendo entre estranhos? Parece que Eywa se voltou contra vocês, Escolhido. - Neytiri rosnou.
- Peço desculpas pela minha esposa, ela está exausta da viagem.
- Não se desculpe por mim, Jake!
- Toruk Makto é um grande líder de guerra. Todos os na'vi conhecem sua história. Mas nós, Metkayina, não estamos em guerra, não podemos deixar que levem sua guerra para nós.
- Já chega de guerra para mim. Só quero deixar minha família segura.
Os líderes trocaram olhares entre si, como se estivessem decidindo algo.
- Uturu foi pedido. - Disse a Omaticaya mais velha.
- Toruk Makto e sua família ficaram conosco. Os tratem como irmãos e irmãs. Mas eles não conhecem o mar. Então, serão como bebês tomando seu primeiro fôlego. Ensinem-os nossos costumes para que não sofram a vergonha de serem inúteis.
- O que nós falamos?
- Obrigada! - Disse a pequena Omaticaya.
- Meu filho Aonung e minha filha Tsireya irão mostrar nossos costumes para seus filhos.
VOCÊ ESTÁ LENDO
You are mine - Neteyam
Fiksi PenggemarKyla foi capturada por cientistas quando era pequena e foi submetida a vários testes. Aos 9 anos, sua mãe a localizou e a salvou, porém morreu durante a luta. Kyla nunca conheceu seu pai, apenas sabendo seu nome: "Tsu'Tey". Viveu sozinha até seus 15...