Carta ao Leitor

40 3 0
                                    

Querida pessoa magnífica que está me dando a honra de te contar uma história:

Este livro não vai mudar a sua vida.

Ele não vai te ensinar a superar a saudade de pessoas queridas, refletir intimamente sobre o sentido de nada, te ensinar alguma habilidade nova, tampouco contar os segredos da felicidade ou do amor recíproco. Mas eu estava à procura de tudo isso quando comecei o primeiro rascunho dele, aos dezesseis anos.

Ainda não achei todas as minhas respostas, mesmo agora, aos vinte e um, mas escrevê-lo foi, com certeza, o primeiro passo.

Em 2017, eu estava passando por maus bocados, tentando desbravar um pouco da vida e aprendendo, de formas pouco afetivas, que ela é uma filha da mãe. Por muito tempo, os personagens dessa história foram meu refúgio particular. Escrever sobre eles me ajudou a entender, aceitar e lidar com o que eu sentia.

Emprestar minhas dores, minhas lembranças mais difíceis e meus sentimentos mais dramáticos para a Amora e os demais personagens de Letras de Seda me fez aprender muito sobre empatia, sobre como pessoas com histórias diferentes reagem de maneiras diferentes a, muitas vezes, os mesmos acontecimentos.

Durante a reescrita (em todas as tentativas que levaram a essa versão), tentei atenuar temas importantes sem trair a versão de vida que eu conheço: uma normal, com pessoas normais, onde coisas cotidianas acontecem. Onde pessoas erram e acertam, brigam e fazem as pazes. Onde coisas simples se transformam em grandes rancores, mas polêmicas intensas se dissolvem na naturalidade do dia a dia.

Vale ressaltar que, embora eu divida muitos aspectos da minha vida real nessa história, ela continua sendo boa e velha ficção. Inventada aqui, aumentada ali, omitida acolá. Gosto de manter a curiosidade das pessoas em relação aos aspectos verdadeiros ou falsos deste enredo.

Por fim, espero que este livro te faça rir, que talvez te emocione, que te lembre de sentimentos bons e, quem sabe, te ensine a lidar com coisas ruins, mas não tenho nenhuma pretensão de que ele mude a sua vida. Porque não mudou a minha. Mas, assim como foi para mim, espero que ele seja o primeiro passo para que você enxergue as coisas um pouquinho melhores. Porque elas são.

Letras de Seda (Degustação)Onde histórias criam vida. Descubra agora