Quando Dimitri, meu neto mais velho, conheceu Olívia, eu sabia que eles ficariam juntos. Eu só não sabia que junto com ela, viria um passado que me atormetou durante anos. E eu também não fazia ideia, de que, esse passado pudesse colocar a vida das pessoas que mais amo em perigo.
Talvez seja a idade, pois tudo o que aconteceu a alguns meses atrás, eu jamais imaginaria que iria acontecer.
Ver Dimitri, deitado em uma cama de cirurgia, sem saber se ele ficaria bem ou não, mexeu demais comigo. E ainda saber que Olívia estava grávida e que poderia perder o homem que ama, mexeu ainda mais. Afinal de contas, eu finalmente teria um bisneto ou uma bisneta, e eu me culparia eternamente se essa criança não tivesse a presença do pai junto a ela.
Confesso que tive medo de Dimitri ser para sempre o boêmio - as pessoas ainda falam essa palavra? - que era, mas graças a Deus e a santa Olívia, que não. Meu neto finalmente tinha sossegado. Eu vivi para vê-lo rastejar atrás de uma mulher. Isso é uma coisa satisfatória demais para mim.
Sabe o que não é nenhum pouco satisfatório? O que estou prestes a fazer nesse momento.
Ao meu lado, está Vera, minha companheira.
Depois que Yanka faleceu, vítima de um câncer, eu me afundei em trabalho e esqueci do mundo. Vera veio trabalhar na minha casa e foi ela, que me ajudou a sair do fundo do poço.
Eu cheguei duas vezes ao fundo do poço e uma foi praticamente seguida da outra.
A primeira, quando tentei a todo custo achar e ajudar alguém e m frustei, porque não consegui nenhum e nem outro e quando minha querida Yanka faleceu.
Eu fiquei remoendo esses dois acontecimentos durante muito tempo e foi ela, a Vera que me ajudou a superar e voltar a andar com minha vida.
Demorei um tempo para entender que ela era a pessoa com quem que compartilharia o final dos meus dias. Ainda estava crente de que se não fosse Yanla, não sei mais ninguém, mas a vida é engraçada e vive pregando peçinhas em nós.
Estamos juntos anos e nunca nada foi oficializado. Não acredito que a essa altura ela vá reclamar disso. Vera viu Yvannia virar uma mulher e passar por muita dor, viu meus netos crescerem e nutri o mesmo amor que eu sei que Yanka teria por eles. Anya e Nikolai não tiveram o prazer de conhecer a avó, mas eles tem Vera, e isso me conforta.
A minha frente estão Dimitri e Olívia, que carrega consigo uma barriga linda de seis meses de gravidez. Consigo ver, que logo a seu lado, estão Anya e Lavínia, que descobrimos ser irmã dos gêmeos. Filha do homem que eu procurei para tentar ajudá-lo, mas não tive sucesso. Meu outro neto, Nikolai, está em pé, escorrado na parede, como se não houvesse local para ele sentar. mas claro que há, o problema de Niko, é que ele se afasta emocionalmente das pessoas. e eu estou tentando melhora isso, mas algo me diz, que brevemente, isso mudará.
Yvanni, minha filha, acaba de passar pela porta, seguida de Mikhail e eu me pergunto se, no passado, tudo tivesse sido diferente, será que estaríamos aqui nesse momento? Será qu teriamos passados por tudo que passamos?
Ainda falta uma pessoa. A mãe de Olívia. A pobre mulher que teve sua vida arruinada pela mesma pessoa que arruinou a vida da minha filha por uma ideia deturpada. Uma verdade que ele criou em sua própria cabeça e não nunca mais teve paz.
— Dedushka¹, o que é de tão importante? — Dimitri, como sempre, o impaciente — Olívia precisa descansar, foram ordens médicas.
— Ora, parshivets², acha que não sei o que são ordens médicas?
— Estamos esperando mais alguém? — Niko é quem pergunta.
— Sim, estamos. A sra. Márcia.
— Minha mãe? — Olívia diz, confusa — Mas, o que ela tem a ver com isso tudo? — Olívia já sabe porque estão todos aqui.
Eu disse que contaria a ela o meu lado da história, mas achei justo abrir as história para todos. Afinal de contas, somos uma família.
— Não foi ela quem ficou casada com Vladmir durante todos esses anos? Comendo o pão que o diabo amassou... — a moça me olha com os olhos arregalados — Ela também merece ouvir o que tenho a dizer. É uma forma de eu me desculpar com ela... e com todos vocês também.
— Dedushka, a gente já falou...
— Eu sei que já falaram que eu não preciso fazer isso, mas quem decide isso sou eu e não vocês — respondo a minha neta, que se encolhe no sofa ao lado da irmã recém descoberta.
A campainha toca e Vera se levanta para abrir a porta, em poucos segundos, Márcia aparece no corredor e se espanta ao ver todo mundo junto.
Da última vez que isso aconteceu, muitas coisas foram descobertas e muita verdades foram ditas. E dessa vez não vai ser diferente.
Aponto para uma das poltronas que está vaga, pedindo, silenciosamente que a mulher se sente. Ela o faz e então me começo a me preparar para as verdades que mais me machucam nessa vida.
Respiro fundo e tento me lembrar de um começo distante. O exato momento onde tudo começou a desandar.
_____
¹ Avô/ ² Moleque
VOCÊ ESTÁ LENDO
Verdades que Machucam
RomanceDepois de anos, o grande patriarca da família Markova, resolve esclarecer para os netos tudo o que aconteceu em sua vida quando mais jovem. Depois de quase perder seu neto mais velho, Dimitri, e colocar em risco as vidas de outras pessoas. ele resol...