Você Nasceu de Novo
Nesta primeira lição vamos aprender três coisas básicas sobre o novo nascimento:
O que é o novo nascimento - Como ocorreu o novo nascimento - Quais são os sinais de uma vida com Deus!
O QUE SIGNIFICA O NOVO NASCIMENTO
Significa que você ganhou a vida de Deus em acréscimo à sua vida natural. Antes você tinha apenas a vida natural, mas agora recebeu a vida espiritual, a vida do próprio Deus. Também chamamos essa experiência de regeneração.
A salvação de Deus é plena, completa. Ela incluiu o perdão dos pecados, a purificação, a santificação, a justificação, a libertação da escravidão e etc. Tudo isso aconteceu a você. Porém, dentre todos, a regeneração é o mais importante porque é o centro da nossa salvação.
O objetivo central de Deus ao nos salvar é nos dar a Sua vida. Foi para isso que Ele nos perdoou, justificou, libertou e santificou. Ele realizou tudo isso com um só propósito: para que pudéssemos receber Sua vida dentro de nós e nascer de novo.
É por termos essa vida dentro de nós que podemos afirmar que somos filhos de Deus. Todo filho traz dentro de sim a natureza de seu pai. O mesmo acontece conosco: trazemos a vida e a natureza de Deus dentro de nós, por isso somos transformados em Seus filhos. Alegre-se, você agora é um filho de Deus, com todos os direitos que essa posição lhe confere.
O novo nascimento ou regeneração é a entrada da vida de Deus em você. É a primeira experiência na vida cristã, o ponto de partida para o seu crescimento em Deus. Vamos compreender melhor como isso aconteceu.
1. Como você era antes de nascer de novo?
A experiência de novo nascimento envolve basicamente quatro elementos: a natureza, o coração e o espírito do homem, e a vida de Deus.
Em primeiro lugar, lemos em Jeremias que (enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?) Jr. 17:9. Embora fale de coração, esse verso trata, na verdade, da natureza humana. Assim, vemos que a natureza original é enganosa, fraudulenta e extremamente corrupta, completamente diferente da natureza de Deus.
Em segundo lugar, o seu coração era duro como pedra. Lemos em Ez. 36: 26 que o nosso coração é de pedra, mas que Deus nos daria um coração novo, de carne. Isso significa que , antes, de nascer de novo, o seu coração era endurecido, rebelde e insensível para as coisas de Deus.
Em terceiro lugar, o seu espírito estava morto para Deus, como está escrito em Efésios 2: 1. Você tinha um espírito, mas ele estava morto para Deus. É como um rádio quebrado. Ele existe, mas é incapaz de sincronizar qualquer freqüência. O seu espírito era como esse rádio quebrado, incapaz de sintonizar a voz de Deus e ouvi-Lo. É através do espírito que você pode ter contato com Deus. Mas como o seu espírito estava morto, você não entendia nada das coisas do Espírito. Na verdade, elas eram loucura para você.
Em quarto lugar, você estava separado da vida de Deus. Uma vez que a natureza de um homem não regenerado é corrupta, seu coração está endurecido para com Deus e seu espírito, morto, então você estava separado da vida de Deus – Ef. 4:18 Essa era a sua condição antes de nascer de novo.
VOCÊ ESTÁ LENDO
CURSO DE CONSOLIDAÇÃO
Spirituale"Nosso encargo é edificar uma igreja de vencedores onde cada membro é um sacerdote e cada casa uma extensão da igreja, conquistando assim, a nossa geração para Cristo através de células que se multiplicam."