Capitulo 4 Não Deixe de Congregar

205 4 0
                                    

Uma atitude comum em nossos dias é considerar a participação no culto como sendo algo secundário e até desnecessário para a vida cristã. Mas esse não era o entendimento e a prática dos primeiros cristãos, conforme relata o livro de Atos: "E todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar e de pregar Jesus, o Cristo" (At 5.42). Eles se reuniam diariamente e sabiam que o reunir-se liberava um grande poder espiritual, por isso "diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração" (At 2.46). Em nossos dias, pessoas ficam semanas sem participar do culto e parecem não sentir falta alguma. Outras ficam meses sem participar da ceia e acham isso normal. Mas, definitivamente, não é normal, não é o padrão de um crente vencedor.

Uma é a graça individual, outra a graça coletiva


No decorrer dos anos, temos aprendido que existe uma graça que é liberada sobre nós individualmente, mas há outro nível de graça e desfrute que somente podemos receber quando estamos reunidos com os irmãos: é a graça coletiva.

Jesus nos ensinou que podemos orar em secreto em nosso quartos, mas existe uma oração que, para ser feita, devemos estar reunidos no nome dEle e em concordância. Quando isso acontece, o Pai libera do céu a Sua bênção. Mas, se deixarmos de nos reunir, é certo que muitas orações ficarão sem resposta porque não foram feitas segundo o padrão de Deus.

Aquele irmão que deixa seguidamente de congregar e de participar dos cultos da igreja está perdendo algo em sua vida espiritual. Deixar de reunir-se é uma atitude arrogante. Fazendo isso, a pessoa está declarando que não necessita de ninguém, que é auto-suficiente e que pode viver a vida cristã sem qualquer ajuda do Corpo. Nós sabemos que Deus resiste ao soberbo. Essa pessoa começará a se sentir seca e insensível, pois o Senhor a resistirá e, com o tempo, ela pode vir até mesmo a se afastar completamente da fé. As reuniões da igreja são uma grande proteção.

Esse princípio também é verdadeiro com respeito à Palavra de Deus. Podemos ter revelação em certa medida buscando a Deus sozinhos em nossas casas, mas as revelações mais profundas e o entendimento de muitas partes da Palavra de Deus só nos serão liberados na reunião da congregação.

Você já observou que, mesmo ouvindo em casa a pregação do último final de semana, o impacto em nossas vidas não é o mesmo? Isso acontece porque não basta receber a palavra certa, é preciso que essa palavra seja ministrada em um ambiente correto. Uma palavra ouvida em um ambiente impróprio não produz resultados espirituais duradouros. Muitos acham que não precisam ir ao culto e que basta comprar o CD com a pregação e ouvi-la em casa. Mas, agindo assim, estão perdendo a unção liberada na reunião e a própria palavra não vai penetrar na vida deles como aconteceria em um culto.

É algo sobrenatural o que acontece quando um grupo de irmãos se reúne para adorar a Deus e receber a Palavra. Aquela atitude unânime, o coração focado nas coisas do céu, a fé liberada, o estímulo mútuo, tudo isso tem um poder impressionante. Uma reunião assim sempre nos marca e nunca somos os mesmos depois que saímos dali.

Você consegue perceber o quanto perdemos quando deixamos de ir ao culto ou quando vamos muito raramente? Participar do culto dos santos deveria ser uma prática diária, mas em função do tempo em que vivemos deveria ser algo que fazemos pelo menos duas vezes por semana: na célula e na celebração.

Não há igreja sem comunhão


No Velho Testamento, o povo se reunia para adorar na tenda da congregação, ou da comunhão. Quando o povo estava ali, eles eram a "congregação" de Israel. No Novo Testamento, a Palavra de Deus nos exorta a que não deixemos de nos congregar. O apóstolo diz: "Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima" (Hb 10.25).

CURSO DE CONSOLIDAÇÃOOnde histórias criam vida. Descubra agora