Naquela noite escura a lamparina iluminava a mesa do velho general. À primeira vista parecia que estava preso em alguma catacumba esquecida, pois as teias de aranha dominavam todos os cantos do recinto. Um forte cheiro e mofo impregnava o ar e a poeira servia de capa para os móveis do local. No passado aquele aposento era sinônimo de luxo e conforto, mas agora faltavam até mesmo os tapetes, as cortinas todas comidas pelas traças poderiam se desmanchar ao menor toque e a cama sempre levantava uma nuvem que dificultava a respiração sempre que alguém se sentava nela.
Mas nada daquilo importava, pois como era preciso atravessar o inverno para então marcharem para o leste, o velho sentiu-se abençoado com a possibilidade de concluir seu manuscrito mesmo distante do conforto do seu lar. E contrariando o sinistro aviso emitido pela morte, lhe veio à mente a tentação de revisar tudo que fora escrito, e isto era mais forte do que qualquer outro impulso, pois se aquela palavra final de encerramento não lhe vinha à mente, ele julgou que uma nova leitura atenta poderia enfim ajudá-lo naquela tarefa.
E ele se manteve concentrado num capítulo específico que tinha no final a seguinte conclusão:
"O guerreiro mais poderoso do mundo não pode ser derrotado por um único golpe, seja este premeditado ou efetuado por pura sorte, nada deve pegá-lo desprevenido."
E então ele tratou de reler o que aquela frase sintetizava pois assim estava escrito:
"É sabido que, durante os combates, principalmente os duelos, é muito comum que ocorra aquilo que chamamos de indução. Indução nada mais é do que efetuar sucessivos ataques similares com a finalidade de condicionar o adversário a esperar pela repetição e este será induzido a planejar um contra-ataque específico. E então quando executá-lo, ele será surpreendido por um golpe completamente diferente: um único e poderoso golpe que conclui o combate de forma definitiva.
O guerreiro mais poderoso do mundo na posição de ataque tomará vantagem desta estratégia e criará a cilada perfeita para derrotar um adversário que foi cuidadosamente condicionado a cometer um erro quando pensava ter detectado um ponto fraco no seu adversário. Já na posição de defesa deverá considerar o que chamamos de situação de cara ou coroa. Onde existe cinquenta porcento de chance do próximo ataque ser uma indução ou de cinquenta porcento de chance de ser o verdadeiro golpe definidor do combate. Em qualquer uma das situações o guerreiro mais poderoso do mundo deve estar preparado independente da decisão tomada. É necessário que evite a todo custo uma exposição desnecessária.
Existe também aquilo que é chamado de golpe de sorte, normalmente um ataque de saída que pega de forma desprevenida o adversário por desconhecer o estilo, técnica ou arma que confronta. Neste caso a prudência e capacidade de dedução devem estar alinhadas para aguardar e não ser pego de surpresa. Já durante um duelo em curso o que se sobressai é o golpe derradeiro, aquele que se aproveita do cansaço, perda de atenção e de reflexos do desafiado. Aquele que se vê nessa condição pode aplicar um golpe inesperado como seu triunfo final e uma vez que o guerreiro se encontra nesta condição é comum que ele utilize reservas extras de energia que ele próprio já considerava esgotadas e só podem ser acessadas diante do cenário exposto, pois ninguém começa com mais de cem porcento de suas capacidades. No entanto pode haver um custo alto pela demanda de tal capacidade, não é algo com o que se deve contar sempre. É importante lembrar que o adversário normalmente também cansado, crente na própria vitória tende a subestimar o adversário e ser surpreendido. Não é preciso dizer que jamais devemos subestimar um adversário em qualquer que sejam as condições."
E o homem releu mais algumas vezes cheio de orgulho do trabalho executado e essa rotina se repetiu até que eventualmente fosse vencido pelo sono.
Já em Cascadia, naquela mesma noite a Princesa Tasya lia um dos muitos livros de história que estava a sua disposição. Sentada na sacada do seu quarto apreciava a leitura com atenção, muito embora já sentisse um vento mais frio indicando a presença vindoura do inverno.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Espadas Inconstantes
FantasíaHouve um tempo na história daquele continente conhecido como Período Heroico. Uma época fabulosa onde um seleto grupo de homens e mulheres poderiam mudar completamente o destino de uma guerra. Idolatrados por muitos, temidos por outros, tratados com...