HIV/Aids
Desde a sua descoberta, em 1981, o HIV/Aids matou mais de 35 milhões de pessoas.
---------
Causa
A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Sida/Aids) é causada pelo vírus da imunodefiência humana (HIV). Ele é mais comumente transmitido durante a relação sexual sem uso de preservativo e pela troca de fluidos corporais. O contágio também pode acontecer durante a gravidez, no parto, em transfusões sanguíneas, transplantes de órgãos, pela amamentação e por compartilhamento de agulhas contaminadas.
------------------
Sintomas
Nas primeiras duas a seis semanas depois de serem infectadas pelo HIV, algumas pessoas podem apresentar sintomas similares aos de uma gripe, como febre, mal-estar prolongado, gânglios inchados pelo corpo, manchas vermelhas na pele, dor de garganta e dores nas articulações. Algumas pessoas não apresentam nenhum sintoma por muitos anos enquanto o vírus, vagarosamente, se replica.
Uma vez que os sintomas desaparecem, a pessoa que vive com o HIV pode não sentir mais nada por muito tempo. O período, conhecido como janela, varia de 2 a 15 anos.
A pessoa que vive com o vírus HIV é diagnosticada com a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Sida/Aids) quando seu sistema imunológico está fraco a ponto de não poder mais combater infecções oportunistas e doenças como a pneumonia, a meningite e alguns tipos de câncer. Uma das infecções mais comuns entre pessoas vivendo com o HIV é a tuberculose (TB) que, a cada ano, é a causa de um terço das mortes nessa população.---------------------------------------------Diagnóstico
Apesar da existência de testes rápidos e de baixo custo para detectar o HIV, o conhecimento sobre a carga viral ainda apresenta algumas limitações, principalmente em contextos pouco estruturados e áreas rurais.
A OMS estima que 75% das pessoas que vivem com o HIV estão cientes de sua condição.
--------------------------------------------------
Tratamento
Ainda não existe cura para a infecção pelo HIV, embora os tratamentos sejam muito mais eficientes do que no passado. Uma combinação de medicamentos antirretrovirais (ARVs) ajuda a combater a multiplicação do vírus e permite que os pacientes levem vidas mais longas e saudáveis, sem que seu sistema imunológico seja afetado rapidamente. Esses medicamentos também são usados como medida preventiva, para diminuir a transmissão. Estima-se que 21,7 milhões de pessoas recebam ARVs atualmente, o que significa que pelo menos 15,2 milhões de pessoas infectadas continuam sem tratamento.
------------------------------------------------------
Atividades Médicas
O trabalho de MSF envolve uma grande variedade de atividades, desde a organização de campanhas de vacinação até cirurgias reconstrutivas. MSF também atua frente a governos e indústrias para que medicamentos de qualidade sejam mais acessíveis a populações que não podem arcar com os altos custos de determina dos tratamentos .
------------------------------------------------------
Atividades de MSF
MSF trabalha com o atendimento a pessoas que vivem com HIV desde 2000. Em 2017, fornecemos tratamento antirretroviral a 216.700 pessoas em 27 países da África, Ásia e Europa Oriental. MSF está desenvolvendo abordagens para melhorar o atendimento pediátrico e de adolescentes com HIV e a oferta de cuidados em contextos negligenciados, como a África Ocidental e Central e países afetados por conflitos.
Os programas de HIV/Aids de MSF oferecem testes para o vírus e aconselhamento pré e pós-teste, além de tratamento e prevenção de infecções oportunistas, prevenção da transmissão de mãe para filho, monitoramento da carga viral e progressão da doença e fornecimento de ARVs gratuitos para aqueles que têm uma indicação de tratamento.
Nossos programas incluem suporte à prevenção, por meio de atividades de conscientização e de educação para ajudar as pessoas a entenderem como podem prevenir a transmissão do vírus. Também oferecemos apoio e acompanhamento para aumentar a aderência ao tratamento com ARVs e suporte psicológico às famílias e pessoas vivendo com HIV/Aids.
----------------------------------------------ASSUNTO BEM POLEMICO NÉ , MAS VEJO UMA NECESSIDADE DE TRAZER ELE AQUI , AFINAL É ALGO QUE EXISTE EM GRANDES NUMEROS , VOU RELATAR A HISTORIA DE UM CASAL GAY NA QUAL AMBOS SÃO SORO+ .
ESPERO QUE TODOS AQUI VEJA COM OUTROS OLHOS AS PESSOAS QUE POSSUEM ESSE VIRUS , NÃO SO QUEM CONTRAIU POR ALGUM TIPO DE RELAÇÃO OU COMPARTILHAMENTO DE MATERIAIS CONTAMINADOS , OU MESMO DE QUEM JA NASCE SORO +.
INDEPENDENTE DE QUAL SEJA A SITUAÇÃO A EMPATIA DEVE VIM EM PRIMEIRO LUGAR .
ENTÃO VAMOS PRA MAIS UMA AVENTURA, ESPERO QUE GOSTEM, BEIJOS DA NAT.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Soro +
RomanceDois homens se conhecem pelo acaso, mas sem saber que possuem algo em comum. Um quer acabar com a sua vida, já o outro se acostumou com a sua nova realidade, uma história repleta de medo, e descobertas de novos sentimentos. Espero que gostem