001- Boot Loader

1 1 9
                                    

Eu nunca quis ser um traficante. Nunca imaginei que um dia eu estaria envolvido com esse submundo sujo e perigoso, onde a vida não vale nada e a morte é uma constante. Mas eu não tive escolha. Foi a única forma que eu encontrei de salvar o meu pai.

Meu pai era um homem bom, honesto e trabalhador. Ele era um dos poucos mecânicos de carros antigos que ainda existiam em 2123, não havia realmente muita demanda para esse tipo de serviço. Ele tinha uma oficina modesta, mas bem cuidada, onde ele consertava essas relíquias do passado, que ainda usavam gasolina e rodas. Ele amava essas máquinas, dizia que elas tinham alma e personalidade.

Mas ele também tinha um inimigo silencioso: o câncer no pulmão. Provavelmente causado pela poluição e pelos gases tóxicos que inundavam a cidade. Ele começou a tossir sangue, a perder peso, a sentir dores insuportáveis. Ele precisava de um tratamento urgente, mas o sistema de saúde pública estava falido e corrupto.

Senhor Ricardo, lamento informar que seu pai não se enquadra nos critérios para receber o tratamento - disse o médico, com uma expressão de pena. - Ele tem mais de 70 anos e o câncer dele está em estágio avançado. Os recursos são limitados e devem ser priorizados para os casos com mais chances de cura.

Como assim? - eu gritei, incrédulo. - Vocês vão simplesmente deixar meu pai morrer?

O tumor já se espalhou para outros órgãos e comprometeu a função respiratória dele.

Como assim não há o que fazer? - eu perguntei, incrédulo. - Não tem nenhum tratamento?

O tratamento para câncer de pulmão normalmente varia de acordo com o tipo de câncer, sua classificação, tamanho do tumor, presença de metástases e estado geral de saúde da pessoa - explicou o médico, com uma voz monótona. - No caso do seu pai, ele tem um câncer de pulmão não pequenas células do tipo adenocarcinoma, que é o mais comum e também o mais resistente aos tratamentos convencionais. Além disso, ele tem mais de 70 anos e apresenta um quadro clínico muito debilitado.

Mas não tem nada que possa ser feito? - eu insisti, desesperado. - Nenhuma terapia?

Esses tratamentos são mais modernos e eficazes para alguns casos de câncer de pulmão - continuou o médico. - Mas eles também são muito caros e difíceis de conseguir na rede pública. O SUS só oferece três tipos de quimioterapia oral para esse tipo de câncer: imatinibe, dasatinibe e nilotinibe. Mas eles têm muitos efeitos colaterais e nem sempre funcionam.

E na rede privada? - eu perguntei, esperançoso.

Na rede privada você pode ter acesso a outras opções de tratamento, como cirurgia, radioterapia, terapia a laser ou ablação por radiofrequência, mas o mais eficaz seria um transplante, as biopróteses podem substituir perfeitamente os pulmões - disse o médico. - Mas aviso logo que é muito caro e difícil conseguir uma vaga. O preço varia entre 2 mil créditos e 18 mil créditos por mês, enquanto as biopróteses custam 500 mil créditos.

Isso é muito.

Sinto muito, senhor Ricardo, mas essas são as regras - disse o médico, sem emoção. - Os recursos devem ir para alguém com mais chances de sobreviver e contribuir para a sociedade. O seu pai já viveu bastante e não tem mais nada a oferecer.

Eu sabia que ele estava certo. O serviço privado era uma utopia para pessoas como nós. Meu pai não tinha plano de saúde privado, nem dinheiro para pagar uma clínica particular. Ele estava condenado à morte.

Eu não podia aceitar isso.

Eu não podia deixar meu pai morrer assim, eu tinha que fazer alguma coisa. Mas o que? Eu não tinha nenhuma qualificação, nenhum talento, nenhum futuro. Eu só tinha uma moto velha e um sonho de sair dessa cidade infernal.

The Cybernetic TrapWhere stories live. Discover now