003-QUEM FOI PLATÃO? (Πλάτων)

183 12 13
                                    

-

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

-

Platão foi um filósofo grego que viveu entre 428/427 a.C. e 348/347 a.C.

Ele foi aluno de Sócrates e fundou a Academia de Atenas, onde ensinou Aristóteles.

Platão é conhecido por suas obras literárias, em especial seus diálogos filosóficos, onde Sócrates é frequentemente o personagem principal.

Ele desenvolveu diversas teorias sobre ética, política, metafísica e epistemologia, influenciando a filosofia ocidental por séculos. Sua ideia central era que o mundo material é um reflexo imperfeito do mundo das ideias, e que a busca pelo conhecimento verdadeiro é a chave para a felicidade e realização humana.

                                                           O MITO DA CAVERNA

O mito da caverna descreve uma situação em que alguns homens, desde a infância até a vida adulta, ficam confinados em uma caverna.

Eles são imobilizados por correntes e permanecem de costas para a entrada da caverna, com uma pequena parede atrás deles.

Uma fogueira próxima projeta sombras na parede, e os prisioneiros só conseguem ver essas sombras.

Quando as pessoas passam pela caverna com objetos, os prisioneiros só conseguem ver as sombras desses objetos e interpretam as sombras como a totalidade do mundo.

De acordo com wikipédia''Caso um dos prisioneiros seja libertado e forçado a olhar o fogo e os objetos que faziam as sombras (uma nova realidade, um conhecimento novo). A luz iria ferir os seus olhos e ele não poderia ver bem. Se lhe disserem que o presente era real e que as imagens que anteriormente via não o eram, ele não acreditaria. Na sua confusão, o prisioneiro tentaria voltar para a caverna, para aquilo a que estava acostumado e podia ver.

Caso ele decida voltar à caverna para revelar aos seus antigos companheiros a situação extremamente enganosa em que se encontram, os seus olhos, agora acostumados à luz, ficariam cegos devido à escuridão, assim como tinham ficado cegos com a luz. Os outros prisioneiros, ao ver isto, concluíram que sair da caverna tinha causado graves danos ao companheiro e, por isso, não deveriam sair dali nunca. Se o pudessem fazer, matariam quem tentasse tirá-los da caverna.

O mito da caverna de Platão tem como finalidade representar a busca pela verdade e a importância do conhecimento na vida humana. O mito descreve um grupo de pessoas que vivem em uma caverna e acreditam que as sombras projetadas na parede são a realidade, até que um deles consegue sair da caverna e ver a verdadeira natureza das coisas. Platão usa essa história para ilustrar a importância da filosofia na busca pelo conhecimento e para destacar a limitação do mundo físico em relação ao mundo das ideias.

📚 🤔- Entre A Filosofia--Onde histórias criam vida. Descubra agora