002-QUEM FOI:DIÓGENES DE SINOPE,O CÃO (Διογένης ὁ Σινωπεύς)

262 14 10
                                    

Diógenes foi um filósofo grego notável que viveu entre os anos 404 e 323 aC. Ele é particularmente lembrado como o fundador do cinismo, uma escola filosófica que encorajava um modo de vida simples e a rejeição de todos os prazeres materiais. O cinismo, como filosofia, instiga os indivíduos a viverem uma vida de virtude em harmonia com a natureza, despojando-se de desejos desnecessários por riqueza, poder e fama. Diógenes, através de sua vida e ensinamentos, exemplificou essa filosofia, adotando um estilo de vida extremamente simples e desprovido de luxos materiais.

Diógenes é famoso por ter vivido em um barril na cidade de Atenas e por ter sido um crítico ferrenho da sociedade da época. Ele acreditava que a felicidade só poderia ser alcançada através da virtude e da independência, e por isso rejeitava a vida que muitos dos seus contemporâneos buscavam.

Sua filosofia influenciou muitos pensadores ao longo dos séculos e continua sendo estudada e debatida até os dias de hoje.

Diógenes se tornou um mendigo, escolhendo viver nas ruas da cidade de Atenas. Ele abraçou a pobreza extrema como uma virtude, mostrando desprezo pelas convenções sociais e pelos excessos da riqueza. Para enfatizar sua rejeição ao materialismo, é dito que ele escolheu viver em um grande barril, em vez de uma casa convencional. Além disso, Diógenes ficou conhecido por vagar pelas ruas de Atenas durante o dia, carregando uma lamparina acesa. Quando lhe perguntavam sobre o porquê de tal ação, ele dizia que estava à procura de um homem honesto, uma busca que, segundo ele, provou ser muito difícil.

Era frequentemente referido como ''O Cão'', um apelido que ganhou devido ao seu modo de vida simples e despojado, que lembrava a existência de um cão de rua.

📚 🤔- Entre A Filosofia--Onde histórias criam vida. Descubra agora