Foi em uma tarde de sol que fizeram sua primeira promessa. Era férias do terceiro para o quarto ano, tinham passado a tarde correndo e se embrenhando pelas ruínas da casa abandonada que era o seu clubinho, em uma missão imaginária de recuperar um tesouro escondido, e agora estavam encardidos de poeira e pingando suor.
— Assim como o Rei Arthur formou a aliança da Távola Redonda e seus cavaleiros, hoje formamos a nossa própria aliança. — Declarou Daniel, na ocasião — Os membros da Patrulha Salvadora. Que se comprometem a lutar por um mundo mais justo e seguro.
— E a ser amigos para sempre, acima de tudo. — Completou Cirilo, erguendo o galho que usava como espada de brinquedo.
— Para sempre. — Os demais ergueram e uniram os próprios galhos, fazendo eco.
Mas diferente de um livro, no qual o "e viveram felizes para sempre" não tem medida de tempo, na vida real há. E por mais que todos desejem um final feliz, ninguém quer realmente que algo chegue ao fim. Porque o fim verdadeiro é bem diferente, mas nem por isso precisa ser triste.
Era isso o que Adriano pensava naquele momento, sentado em uma cadeira de balanço no quintal dos fundos de sua casa. Um cobertor estava sobre suas pernas, apesar do sol lá fora, e sentia o corpo todo cansado, mesmo não tendo feito nada realmente desgastante no dia. Contava 86 anos, e há quase vinte vivia naquela casa, em uma região rural próxima do que um dia foi a cidade São Paulo, que cresceu até se tornar realmente algo tão grande que não podia mais ser considerado uma única cidade. Vivia em uma área relativamente tranquila, uma casa grande com jardim e brinquedos para os seus bisnetos correrem e brincarem.
Era uma vida boa e tranquila. À noite, longe da poluição visual da cidade, o céu era sempre cheio de estrelas. E mesmo que a vista não estivesse muito boa para olhar o telescópio, ele e a esposa gostavam de ficar sentados na varanda, lembrando da época em que trabalhavam com isso. Os filhos e netos vinham almoçar e jantar com eles sempre que possível, e nas férias, os bisnetinhos passavam muito tempo ali.
Sim, era uma vida boa. Mas cada vez mais solitária. Porque poucas semanas antes, Adriano Ramos havia se tornado oficialmente o último membro restante do terceiro ano da professora Helena. Às vezes ria quando pensava nisso. As pessoas se orgulhavam de ser o último membro restante de um batalhão que lutou na guerra, o último membro de uma equipe de cientistas que fez uma grande descoberta para o mundo. Ele era o último que havia restado de uma sala de terceiro ano... Mas uma sala que, ele sabia, havia mudado a parte do mundo que havia tocado.
— Biso, vem brincar comigo. — O garotinho loiro se aproximou correndo com um fantoche de meia na mão, sorrindo — Olha, eu achei o Chulé que o vovô fez para o papai quando ele era pequeno. O vovô disse que foi você quem ensinou ele a fazer.
— E foi mesmo. — Adriano se esticou na cadeira de balanço para pegar o fantoche, sorrindo com saudosismo — Ele foi um grande amigo meu, o Chulé.
— Antes de você conhecer os seus amigos da foto, não é? — Adriano concordou, emocionado — O papai diz que você sente falta deles.
— Todos os dias da minha vida, Junior. — O mais velho abraçou o brinquedo — Apanhe uma foto lá na sala para mim.
O menino correu para dentro, voltando logo depois equilibrando uma moldura grande demais para o seu pequeno corpo. Adriano a apoiou no chão, dando impulso para Junior se sentar em seu colo, e então apanhou a foto com dificuldade, colocando à frente dos dois.
— Faz quase oitenta anos que eu os conheci. Essa aqui no meio era a nossa professora... Professora Helena.
— Tem uma foto dela na Escola Mundial. O vovô me mostrou um dia que tem várias. Disse que uma é a diretora da época de vocês, a diretora Olívia. Aí tem essa moça aqui, a diretora Helena. Aí tem a mãe da tia Alice, a Carmen. Tem a tia Alice. E agora tem a tia Daniela.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Carrossel (Taylor's Version)
Hayran KurguEm comemoração aos sete anos de lançamento da minha primeira fanfic de Carrossel, "20 Anos Depois - A Salvação da Escola Mundial", teremos seis contos especiais baseados em músicas da Taylor Swift. Espero que gostem!