Alguns meses atrás
Mαrαisα's point of view
Nunca estive tão preocupada com o meu futuro como agora. Atualmente tenho 17 anos e estou no final do ensino médio. Nasci em uma família bem estruturada, entretanto em termos financeiros possuímos o suficiente para viver bem, tendo um lar e alimento no prato, nada além disso.
A faculdade está batendo na porta e eu nunca estudei em escolas particulares, tenho plena consciência que ter uma boa escolaridade nessa fase me traria a oportunidade de uma possível mudança em minha realidade financeira. E por esse motivo tenho feito provas para diversas escolas federais.
Sempre fui uma boa aluna, meu pai é bastante exigente com notas e eu confesso que deixá-lo orgulhoso é bastante gratificante. Porém, estamos passando pelo fim de uma pandemia, onde tive aula online por 2 anos consecutivos, o que de certo modo me fez perder um pouco da postura de aluna exemplar.
Agora estou lutando contra o cansaço, já que perdi o costume de estudar efetivamente, e também contra o medo e a insegurança, pois sei que muitos dos inscritos para os processos seletivos fazem cursinho e estão se preparando com a ajuda de professores especializados, enquanto tenho que estudar sozinha, sem ter certeza se o método que estou usando realmente irá me ajudar a ser aprovada.
Já fiz 3 provas e não fui aprovada em nenhuma, ainda me resta apenas a última tentativa, a prova do IFET (Instituto Federal de Educação Tecnológica) que será amanhã. Confesso estar extremamente desmotivada, sei que o processo seletivo dessa escola em si é o mais disputado, portanto o mais difícil. Mas é aquele ditado, brasileiro não desiste nunca e desistir não é uma opção no momento, quero mudar minha realidade e planejo conseguir.
Passei o dia inteiro estudando e refazendo provas dos processos seletivos dos anos anteriores. Neste momento estou deitada tentando dormir, apesar dos dias cansativos, a ansiedade me pega pela noite dificultando meu descanso.
Mαríliα's point of view
Durante minha infância, aprendi a falar e compreender a língua inglesa muito nova. Meu pai, um engenheiro elétrico, que vivia viajando a trabalho, é fluente e por esse motivo cresci tendo contato com duas línguas diferentes. Na adolescência, fiz um curso apenas para possuir um certificado.
Após formar meu ensino médio, fui em busca de uma licenciatura única em inglês, me tornando então, aos 20 anos, uma professora. Entretanto, meus objetivos eram maiores, quando possuia 24 anos, viajei para a Holanda, e em Amsterdã fiz meu Mestrado.
Atualmente, trabalho dando aula em uma escola federal de Brasília, o IFET. Estou finalizando hoje a última semana de aula do meu primeiro ano na Instituição. Ainda estamos fazendo uso do ensino remoto, as aulas presenciais voltarão somente a partir do próximo ano, e por esse motivo, estou em Las Vegas aproveitando minhas quase férias.
Ligo a câmera e começo a falar, explico algumas dúvidas, mas não demoro muito para finalizar a aula.
- Então, eu acho que é isso, vocês estão oficialmente de férias!! Aproveitem bastante esse momento, ano que vem as aulas voltam a ser presenciais - suspiro,
apesar de nunca vê-los pessoalmente, peguei afeto a cada um deles. Amo minha profissão, então não é uma tarefa muito difícil - Obrigada pela oportunidade incrível de ser a professora de vocês, provavelmente não darei mais aula para essa turma, mas sinta-se a vontade para irem me ver nas salas de línguas estrangeiras.Sou professora de 7 turmas diferentes, e por isso, esse momento de despedida se repetiu por sete vezes.
O modo como as turmas são diferentes entre si me impressiona bastante, o IFET possui em sua grade diversas graduações distintas, portanto cada turma é um curso. As turmas que cursam Engenharia Mecânica são mais agitadas, os que fazem Química, mais quietos, e eu diria até um pouco depressivos.
O nome da disciplina que dou aula é Inglês para Fins Acadêmicos, apenas alunos interessados em melhorar o currículo para o mercado de trabalho participam das aulas, é uma matéria facultativa.
- Eai Branquela, terminou com as aulas?
Luiza, minha melhor amiga, chega ao meu lado, me dando um leve susto e me trazendo de volta a realidade, já que estava viajando em meus pensamentos.
- Acabei de me despedir da última turma, vou sentir falta desses pirralhos, Lu - digo fazendo um falso biquinho - Mas estou bastante ansiosa para a volta das aulas presenciais.
- Você ama ensinar, né? Seus olhos brilham quando fala sobre as aulas - Luiza fala enquanto me abraça de lado - Eu acho esse amor pela sua profissão lindo, mas vamos parar de falar uma pouco sobre trabalho, você está de férias em Las Vegas, gatinha, vamos curtir!! Afinal, o que acontece em Vegas, fica em Vegas - Diz enquanto me dá tapinhas nas costas.
•••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••
Não esqueça de deixar a estrelinha e comentar, é uma ótima maneira de apoiar a história!Caso encontre alguma palavra errada, avise a autora nos comentários, por favor.
Estou aberta a sugestões, me enviem mensagem pelo Twitter @aboutspatroas
⚠️ Capítulo não revisado!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Little Angel - Malila
FanfictionCom o objetivo de melhorar sua qualidade vida, Carla Maraisa, uma garota de 17 anos é aprovada no Processo Seletivo do Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFET) em Brasília. Lá conhece Marília Mendonça, sua professora de Inglês para Fins Acad...