Na pequena mesa da cozinha, os nossos olhares encontraram-se, David e eu, com expressões tensas. A cidade agitada lá fora já não parecia acolhedora. Carros apressados passavam, e a agitação da vida metropolitana continuava a corroer a nossa relação. Eu, uma mãe exausta de lutar pela minha família, olhava para o homem que uma vez amei com todo o meu coração, agora causando-me uma dor profunda.Nós somos pais de quatro filhos, e a traição de David lançou uma sombra ameaçadora sobre o nosso casamento.
As gémeas Fernanda e Manuela, de 10 anos, Francisco de 8 anos e o pequeno Tomé de 2 anos eram a nossa razão de continuar. A dor da traição abalou profundamente a minha fé num casamento perfeito, mas o amor que nutria por ele manteve-me lutando. Lisboa, com a sua incessante buzinação de carros, era apenas o cenário para a escuridão que se desenrolava entre nós.
A minha proposta incessante de deixar esta cidade e recomeçar num lugar tranquilo parecia agora um sonho distante..
—Meu pai deixou-nos uma casa, vamos sair daqui, vamos criar galinhas e perus, sentir o cheiro das árvores, das plantas da terra molhada, fazer uma horta... — Eu repetia diariamente até que David, afundado nos seus próprios demónios, finalmente disse sim.
Esse sim marcaria o início de um novo capítulo nas nossas vidas, um capítulo que eu esperava que trouxesse cura e redenção.Um copo cheio de uísque entra na garganta de David, um vício entre muitos outros que alimentavam a sua vida de vazios. Ele ri amargamente:
— Vamos viver do ar? Susy e a sua ideia romântica. Aqui já é difícil imaginar, a terra do teu pai deve ser impossível.
—Chame do que quiser, mas há quanto tempo, não coloca dinheiro em casa? — Exclamo com frustração, a minha voz agora carregada de desespero. —Quantas vezes eu tive que me dobrar em duas para garantir que essas crianças tivessem algo para comer porque o pai delas só pensa em escrever histórias? — Eu rio com raiva. — Histórias? Rabiscos em pedaços aleatórios de papel.
David costumava ser um jornalista habilidoso, mas o mundo do álcool arruinou a sua reputação e o mergulhou num abismo obscuro.
— O homem é o provedor da casa, eu deveria ser a dona de casa, mas isso não está a acontecer connosco — Eu acrescento, lembrando os preceitos tradicionais do casamento que ditam que o marido deve sustentar a sua família e a esposa deve cuidar do lar.
Um sinal foi colocado na janela do nosso apartamento, seu anúncio "À venda" escrito como um presságio inquietante.
Nossa família, outrora tradicional, frequentava a igreja todos os domingos, os meus filhos eram devotados à escola dominical, e a gratidão pelas refeições na mesa era um hábito que nunca ousamos negligenciar. Erguemos nossas vidas com base na fé e nas tradições, como se fossem um escudo contra as sombras que espreitam.Casei-me com David por esse propósito, para edificar uma família sólida e carregar adiante os valores que se entrelaçam com as histórias das gerações que nos antecederam.
Pego em cada folha amarrotada do chão do nosso quarto, poderia enumerar cada pedaço de histórias inacabadas dele mas só agrafei, sempre podia dar para alguma coisa futuramente.
Depois de vendermos o nosso apartamento em Lisboa, arrumamos as nossas malas e partimos para a aldeia do Monsanto, onde o meu pai nos deixou uma casa antiga e abandonada. Eu estava ansiosa por começar uma nova vida, longe do caos da cidade e da infidelidade de David. Ele, por sua vez, estava relutante em deixar a sua carreira de jornalista e os seus vícios para trás, mas concordou em me acompanhar por amor aos filhos.
A viagem foi longa e cansativa. Seguimos pela autoestrada e pelas estradas nacionais, atravessando várias localidades e paisagens. Pelo caminho, fomos apreciando a beleza rural de Portugal, mas também sentindo a distância que nos separava da nossa antiga vida. Eu tentava animar os meus filhos com histórias sobre a aldeia do Monsanto, mas eles pareciam aborrecidos e desinteressados. David mantinha-se calado e cabisbaixo, olhando pela janela com um ar de resignação.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Não estamos sozinhos
HorrorA família Silva se muda para uma antiga casa em uma aldeia portuguesa. O escritor David, em busca de inspiração, involuntariamente faz um pacto com espíritos que o ajudam a escrever um best-seller de terror. No entanto, o sucesso vem com um preço te...