O que é creepypasta?

33 6 0
                                    

Certo, algo que todos devem saber é o que elas são, afinal, como posso lhes dar uma informação complexa ou elaborada sem sequer lhes dar a base?

Aqui eu irei trazer 3 definições, a da Wikipédia, do Google e a minha.

Lembrando: Eu literalmente fiz ctrl + c e ctrl + v tanto na definição da Wikipédia e do Google!

De acordo com a Wikipédia...

Nota: Não confundir com lendas urbanas

CREEPYPASTAS são lendas relacionadas ao terror que foram compartilhadas na internet. Desde então, creepypasta se tornou um termo genérico para qualquer conteúdo de terror postado na Internet. Essas entradas na Internet geralmente são histórias paranormais breves, geradas por usuários, com a intenção de assustar os leitores. Eles incluem contos horríveis de assassinato, suicídio e ocorrências de outro mundo. O assunto das creepypastas varia muito e pode incluir tópicos como fantasmas, assassinatos, zumbis, rituais  para convocar entidades paranormais e programas de televisão mal-assombrados e jogos eletrônicos.Creepypastas variam de um único parágrafo a longas séries de várias partes que podem abranger vários tipos de mídia.

Na grande mídia, creepypastas relacionadas ao personagem fictício de Slender Man chamaram a atenção do público após o "Esfaqueamento do Slender Man" de 2014, no qual uma menina de doze anos foi esfaqueada por dois de seus amigos; os perpetradores alegaram que "queriam provar que os céticos do Slender Man estavam errados." Após a tentativa de assassinato, alguns administradores do sítio creepypasta fizeram declarações lembrando os leitores da "linha entre a ficção e a realidade".

Outras histórias notáveis ​​de creepypastas incluem "Ben Drowned", "Jeff the Killer", "Ted the Caver" e "Sonic.xe".

Etimologia

Creepypasta é um portmanteau das palavras creepy e copypasta; o termo foi cunhado no imageboard4chan por volta de 2007.Copypasta denota texto viral, copiado e colado ; o termo foi cunhado no 4chan por volta de 2006.

História

As origens exatas da creepypasta são desconhecidas. As primeiras creepypastas eram geralmente escritas anonimamente e rotineiramente republicadas, dificultando o estudo da história do gênero. Jessica Roy, escrevendo para a Time, argumentou que creepypastas surgiram na década de 1990, quando o texto de correntes de e-mail foi republicado em fóruns da internet e grupos da Usenet. Aja Romano, escrevendo para o The Daily Dot, afirmou que Ted the Caver foi indiscutivelmente o primeiro exemplo de creepypasta. A história, postada no Angelfire em 2001, foi escrita na primeira pessoa da perspectiva de Ted enquanto ele e vários amigos exploravam um sistema de cavernas cada vez mais assustador.

Muitas creepypastas iniciais consistiam em rituais, anedotas pessoais e lendas urbanas, como Polyblus e Bunny Man. Darcie Nadel, escrevendo para TurboNews, argumentou que essas primeiras creepypastas tinham que ser um tanto verossímeis e realistas para serem republicadas. Muitas das primeiras creepypastas foram criadas no painel /x/ do 4chan, que focava no paranormal.

Os principais sítios dedicados a creepypastas começaram a surgir no final dos anos 2000 e início dos anos 2010: Creepypasta.com foi criado em 2008, enquanto o Creepypasta Wiki e r/NoSleep (um fórum do Reddit, ou subreddit) foram criados em 2010. Os sítios criaram um arquivo permanente de creepypastas, que impactou profundamente o gênero. Muitos autores passaram a utilizar personagens de creepypastas em suas próprias histórias, o que resultou no desenvolvimento de continuidades englobando inúmeras obras.

Segundo a revista Time, o gênero teve seu pico de audiência em 2010, quando foi coberto pelo The New York Times.

A definição de creepypasta se expandiu ao longo do tempo para incluir a maioria das histórias de terror escritas na Internet. Com o tempo, a autoria tornou-se cada vez mais importante: muitas creepypastas são escritas por autores nomeados e não por indivíduos anônimos. Muitos desses autores tentam chamar a atenção por meio de suas creepypastas. A cópia e colagem de creepypastas tornou-se menos comum ao longo do tempo; fazer isso é visto como roubo intelectual por muitos membros da comunidade creepypasta.

----------------------------- / ------- / -------------------------------

De acordo com o Google...

Creepypasta é a consequência da imaginação coletiva produzida pelos usuários da internet, um conteúdo que existe desde o início da web. Em síntese, são histórias de terror que se tornam obsessões coletivas, justamente por brincarem com a noção do que pode ser real e o que pode não ser.

----------------------------- / ------- / -------------------------------

De acordo comigo...

Creepypasta é um termo relativamente antigo que se originou como histórias falsas e brincadeiras, e isso deu brecha para descobrirem coisas sobre o paranormal.

Sim creio e tenho certeza de que algumas como, por exemplo, Slenderman e Jeff the Killer não sejam um "delírio" coletivo, mas sim algo real, afinal, existem provas que mostram que isso é verdade como jornais, notícias, relatos, fotos, vítimas, crimes e testemunhas; porém tem algumas que são mentiras e fica bem explícito isso, por exemplo, Clock Work, Jill Risonha, X-Vírus e Herobrine (Sim, ele é considerado uma creepypasta, porém eu vou explicar em outro capítulo).

Isso faz com que seja difícil de coletar algumas informações, pois espalham muitas info. falsas, quando não é uma total mentira, é parcial, dificultando ainda mais. Com isso também vem informações de datas mentirosas como, por exemplo, "O dia 31 de Outubro". Além de ter atrapalhado alguns investigadores ainda provocou medo desnecessário em outras pessoas.




Ass:M1c5

Horário:08:57 A.M.

InvestigaçãoOnde histórias criam vida. Descubra agora