Quando ele foi largado no Acampamento illyriano ainda criança, sem nada além das roupas do corpo, Cassian não tinha certeza de como sobreviveria ao frio. Enquanto ele caminhava pelo acampamento, os outros illyrianos torceram o nariz para o desgraçado vergonhoso . Ele estufou o peito, fingindo que os olhares e a recusa em ajudá-lo não doíam.
Todas as noites, enquanto se abraçava, sozinho no acampamento, Cassian se apegava à esperança de que as coisas iriam melhorar e à sua crença em si mesmo. Um dia, ele mostraria a todos eles.
Cassian fez o que pôde para sobreviver. Ele lutou com os recém-chegados do acampamento por roupas quando as suas rasgaram. Ele caçava e procurava comida, cozinhando suas refeições em fogueiras. Quando se tratava de treinamento, ele se esforçava – exercendo um esforço extra para garantir que não apenas estava tendo sucesso, mas que sempre dormiria dominado pelo cansaço durante as noites brutais.
Algumas noites, porém, foram piores que outras. Era uma vida sombria, viver sozinho no acampamento, sem ninguém para cuidar dele, para ajudá-lo, quando os ventos uivavam por entre as árvores e não havia nenhuma presa para caçar à vista. O estômago de Cassian roncava sem parar, seu corpo tremia de frio enquanto ele puxava cobertores roubados e rasgados sobre si mesmo.
Durante um inverno particularmente brutal, Cassian mal conseguia aguentar. Ele lutava para se manter aquecido todas as noites e sua comida mal eram suficientes para sustentar seu corpo enquanto treinava. Ele se recusou a deixar isso transparecer para os outros machos enquanto treinava com eles, sempre agindo como se sua situação não o incomodasse, mas estava preocupado em não sobreviver por muito mais tempo sozinho.
Enquanto cambaleava até sua tenda depois de um dia exaustivo de treinamento, temendo a noite gelada que provavelmente o aguardava, Cassian viu um lampejo de luz branca passar por trás de uma das árvores ali perto. Com a mão na lâmina, ele se preparou para um ataque.
Ao invés disso, a figura de uma menina não muito mais velha que ele apareceu em sua frente. Você olhou para ele com os olhos arregalados, um pacote de tecido nos braços.
“Oi,” você cumprimentou, olhando com cautela para a mão de Cassian em sua lâmina. Cassian reservou um momento para inspecionar você. Você era illyriana, é claro, assim como todos os outros no acampamento. Você provavelmente tinha a mesma idade que ele, embora ele não tenha reconhecido você. A maioria das mulheres eram mantidas separadas dos homens nessa idade. Os mais velhos alegaram que isso ajudava a manter as mulheres “puras”. Mas, diferente da maioria dos outros illyrianos, suas asas membranosas eram brancas e não escuras. Cassian tinha ouvido falar de alguns Illyrianos com asas mais claras, mas sabia que eram raras.
Quando Cassian finalmente decidiu que você não era uma ameaça para ele, o garotp relaxou sua postura, lançando um casual “Ei”. Ele fingiu indiferença, como se você não fosse uma das únicas mulheres que já havia falado voluntariamente com ele.
Você sorriu timidamente para ele, e Cassian se pegou pensando em como você provavelmente seria bonita daqui a alguns anos, quando crescesse. Ele rapidamente tirou o pensamento de sua mente. Ele não tinha tempo a perder com ideias românticas tolas.
Quando você não disse nada por um momento, simplesmente olhando para Cassian com olhos arregalados, como os de uma corça, ele pigarreou. O que exatamente você queria?
“Oh, eu- eu queria que você ficasse com isso”, você finalmente disse, lembrando-se de si mesmo. Você empurrou os pacotes de tecido para ele.
Cassian ergueu uma sobrancelha curiosamente. "Você quer que eu fique com isso?"
Você assentiu. “São apenas alguns cobertores velhos. Eles não tem nada de especial, mas pelo menos são melhores que nada.”