Para artistas é intrínseco que a arte é uma forma de resistência, através de suas inúmeras manifestações como a música, cinema, dança e tantos outros espectros é possível demonstrar a revolta e a indignação, sobretudo, compartilhar com o espectador este sentimento a fim de instigar o florescer de sementes que gerem críticas sociais e questionamentos, para que enfim se chegue nas ações e por conseguinte nas mudanças. O ensejo advindo do tema proposto fez minha mente vagar nas inúmeras viabilidades para descrever esse cenário em um ato, perambulei memórias buscando respostas e então um lampejo flamejou dentre o oceano de possibilidades, meu ato seria sobre o Deus Ares.
Ares na mitologia grega é considerado um dos deuses mais impiedosos do olimpo, sendo filho de Zeus e Hera, este possui um temperamento agressivo e selvagem. Na mitologia romana é representado como Marte, o planeta vermelho como sangue. Sua aparência é descrita como incrivelmente forte e portador de uma beleza indescritível, sua imponência ocasiona o medo em seus inimigos e também em seus aliados. Seus símbolos são a lança, o elmo e o círculo com uma seta em diagonal para cima.
A guerra é, sobretudo, um acoplado de promessas infundadas que se propagam manipulando o medo e a dor a centenas de anos, destoando a realidade e impulsionando o discurso desonesto de que a violência pode existir, uma vez que, seus resultados se findem em benefícios para determinados grupos sociais, benefícios estes que justificam o martírio vivenciado por milhares de pessoas, tendo-o como uma compensação pequena a se pagar, o preço de milhares de corpos inocentes não se vislumbram como remorso no olhar daqueles que possuem o pecado egóico refletindo na alma.
Meu ato representa um grito de revolta. A industrialização na França ocorreu principalmente em decorrência da revolução francesa, em 1789. A revolução de caráter liberal levou a burguesia ao poder, agregando-os subsídios para consolidação de seus interesses industrialistas, uma vez que, o território francês é desprovido de reservas energéticas o principal fator para essa revolução foi o carvão, fazendo da região um polo carbonífero. A exploração do carvão sugou para além do mineral, milhares de trabalhadores foram explorados cruelmente dentro de minas. Nesse teatro que hoje dançamos existe um histórico de sangue e lágrimas não somente de homens adultos que trabalharam até à exaustão, mas também de crianças que trabalharam até a morte sem o direito de compreender qualquer realidade oposta ao sofrimento e tortura durante a breve vida que puderam ter. A guerra não existe apenas no formato de poder bélico, à medida que a sociedade expande sua custódia financeira à custa de sangue inocente, cria-se uma guerra silenciosa que nem mesmo Ares, o deus desta, pode acabar, resta a ele guiar essas almas ao trem que ruma ao reino do paraíso prometido.
Quando se aborda a inocência, crianças são meu primeiro pensamento, afinal, elas estão iniciando suas vidas e aprendendo sobre o funcionamento da sociedade e do mundo. Pretendo trazer ao meu ato a voz de crianças, a voz daqueles que na escala de "vozes a serem ouvidas" está em último lugar, aqueles que não podem decidir por suas próprias vidas e esperam com pureza transbordando em seus corações que a decisão daqueles que os trouxeram ao mundo possa gerar amor ao invés de dor.
Em meio aos muitos pensamentos sobre meu ato, o sono se fez cada vez mais presente, pude sentir o peso em meus olhos que a este ponto estavam implorando para se fechar, me rendi ao sono ansioso para compartilhar com Hoseok tudo que havia elaborado.
Na manhã seguinte, organizei meus pensamentos para destrinchar tudo na reunião que teríamos em breve, o dia seria extenso então não pulei o desjejum, fiz questão de me alimentar adequadamente para garantir um bom desempenho nas inúmeras atividades que teriam início a partir de hoje.
Rumei ao refeitório com Jimin e Yeonjun, conversamos sobre assuntos aleatórios e sobre como todos gostaram do tema proposto pelo festival, estava ansioso para ver o desempenho de todos os bailarinos, principalmente como seriam os atos dos bailarinos da Royal, confesso que estou ansioso para ver como será a estreia do famoso ballet realeza.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Sinfonia das Estrelas | TK
FanfictionA arte tem o poder de transmutar a alma. Inúmeras são as incertezas e percalços que transcorrem as vidas dos bailarinos Jungkook e Taehyung, entretanto, para estes não há inibições para viver a arte da dança. A paixão pelos passos precisos e gracio...