O segredo de Beth
QUANDO RETORNOU AO LAR naquela primavera, Jo ficou impressionada com a mudança de Beth. Ninguém falava a respeito, tampouco parecia ciente, pois tudo se passara muito sutil e gradualmente para assustar os
que a viam todos os dias; mas para os olhos que a ausência aguçara, era tudo muito claro, e um grande peso se abateu sobre o coração de Jo quando viu o rosto da irmã.Não estava mais pálido que no outono, apenas um pouco mais fino; aparentava, porém, uma estranheza translúcida, como se a face mortal tivesse sido lentamente depurada, e a imortal reluzisse através da fragilidade da carne com uma beleza tocante e indescritível.
Jo viu e sentiu, mas nada disse no momento, e logo a primeira impressão perdeu muito do seu poder, pois Beth parecia feliz – ninguém duvidava de que ela estava melhor; e, assim, preocupada com outras coisas, Jo por um tempo se esqueceu de seu temor.
Mas quando Laurie se foi, e a paz novamente prevaleceu, a vaga preocupação retornou e assombrou-a. Ela havia confessado seus pecados e sido perdoada; mas quando mostrou suas economias e propôs uma viagem à montanha, Beth agradeceu-lhe calorosamente, porém implorou para não ir tão longe de casa.
Preferia outra rápida visita à praia; e como não foi possível convencer a vovó a deixar os bebês, Jo levou Beth para o lugar tranquilo, onde podia permanecer o tempo que quisesse ao ar livre e permitir que a brisa fresca do mar infundisse um pouco de cor em suas bochechas pálidas.
Não era um lugar da moda, mas, mesmo entre as pessoas agradáveis de lá, as meninas fizeram poucos amigos, preferindo viver uma para a outra.
Beth era muito tímida para desfrutar da sociedade, e Jo estava dedicada demais a cuidar da irmã para se interessar por qualquer outra pessoa; assim, elas se acompanharam em tudo, e iam para toda parte sem dar atenção ao interesse que despertavam nas pessoas ao redor, que observavam, com compaixão, a irmã saudável e a frágil, sempre juntas, como se sentissem no mais íntimo que não estava longe o momento de uma longa separação.
Era o que ambas sentiam, porém nenhuma delas falou sobre isso; pois muitas vezes, entre nós e aqueles que nos são mais próximos e queridos, existe uma reserva muito difícil de superar.
Jo teve a sensação de que um véu caíra entre o seu coração e o de Beth; mas quando estendia a mão para erguê-lo, parecia haver algo sagrado no silêncio, e ela esperava que Beth falasse.
Ela imaginava, e ficava agradecida por isso, que seus pais não viam o que ela via; e durante as semanas tranquilas, enquanto as sombras ficavam tão evidentes para ela, nada disse para os de casa, acreditando que tudo se desvelaria quando Beth retornasse sem qualquer melhora.
Ela ia além, e se perguntava se a sua irmã de fato vislumbrava a dura verdade e que pensamentos lhe ocorriam durante as longas horas em que se deitava nas pedras quentes com a cabeça no colo de Jo, enquanto os ventos sopravam saúde sobre ela, e o mar produzia música a seus pés.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Little Women - Louisa May Alcott (1868)
RomanceEm Little Women, conta-se a história de quatro irmãs Meg, Jo, Beth e Amy March, que enfrentam seu primeiro Natal sem o pai, que serve na Guerra Civil. É o marco inicial da jornada de formação das quatro garotas, e neste livro as acompanhará nesse pr...