Capítulo 5: Sacrifícios

350 80 14
                                    

• Tenham uma ótima leitura.

• Esse capítulo pode ter erros ortográficos por não conter uma revisão profissional ainda.

                                          ***

— Alguma dúvida referente ao seu trabalho? — Ele tira uma flanela azul do bolso, limpando os óculos de grau redondos em movimentos circulares — Achei que eu tivesse sido claro.

Ele fala de uma forma tão descompromissada, como se não percebesse o peso da bomba que acabou de largar em minhas mãos sem cautela ou demonstração de pudor. Parece que ele não entende que estou tentando encontrar uma maneira de desativá-la sem causar estragos ao meu redor, ou parecer ingrato por tudo o que já fez por mim. Se eu obter sucesso, irei ficar recheado pela fartura do reconhecimento e do sucesso, mas, e se tudo correr para um caminho inverso? Não haveria jeito de repor minha reputação. Não me dá nenhuma escolha. Era como ele estivesse se divertindo com toda essa situação.

— Tudo o que acabei de ouvir aqui, é uma brincadeira, certo? — Indago, na expectativa de uma resposta que nos permita simplesmente rir juntos de tudo isso — Deve ser.

Ele deixa escapar uma risada, expelindo ar entre os dentes, e se ergue com as mãos nos bolsos da calça, aproximando-se de mim com uma postura única, serena, e mal-encarado, com o rosto erguido, por eu ser consideravelmente mais alto do que dele, voltado totalmente para mim. Mantenho meu olhar fixo, porém observo todos os seus movimentos, ansiando por algum sinal de que tudo não passava de uma brincadeira. A esperança é a última a morrer, mas a minha já está se despedindo antes mesmo de qualquer outra palavra ser pronunciada.

— Por que pensaria que estou brincando? — Ele indaga, erguendo as sobrancelhas — Acha que eu, Hank, teria esse tipo de atitude? Já brinquei com você alguma vez?

A resposta é única para essas questões: não. Nossa amizade sempre se baseou no profissionalismo e na honestidade que compartilhávamos naturalmente em conversas afiadas e ricas de vivências. Falávamos sobre nossas vidas pessoais e os desafios que enfrentávamos, e como lidar com as adversidades encontradas. Perry lidava com a difícil relação com seu filho, Franklin, que se distanciou anos atrás indo morar do outro lado do oceano, e constantemente recusa contato com o pai. As dezenas de ligações não atendidas a cada semana eram desesperadoras para mim por ver o quanto aquele homem era mentalmente atingido. Desde a morte de sua esposa, Loren, a relação deles se deteriorou, com Franklin acusando-o de uma possível negligência no casamento, com Perry sendo um solteirão, e viúvo, aos 65 anos de idade. Os detalhes são escassos para mim, e nunca me interessei muito em saber mais, por não acreditar que eu poderia oferecer algum consolo ou que minha opinai fosse útil para algo, mas Perry mesmo admite que "poderia ter feito muito mais", carregando consigo um fardo de culpa.

Do meu ponto de vista desse laço que criamos, aconteceu quando compartilhei com ele uma parte significativa da minha vida, e mostrou compreensão e acolhimento comigo, assim como uma resposta ideal para a maneira defensiva que comecei adotando na polícia para evitar conflitos desnecessários, e que ele passou a observar. O medo de retaliação por parte de pessoas ignorantes me leva a agir sempre de forma cautelosa, com uma resposta pronta para qualquer eventualidade, garantindo minha segurança em um espaço naturalmente hostil para pessoas como eu.

Perry sempre me apoiou na delegacia, enfatizando que eu não precisava esconder minha verdadeira identidade para me encaixar em um círculo estruturalmente ignorante, pois eu era muito mais do que os estereótipos que poderiam ser atribuídos a mim. Com o tempo desde que escancarei as portas do meu ser, adquiri confiança e uma sensação de empoderamento, e comecei a me abrir mais com alguns colegas de trabalho, Richie sendo um dos mais chegados comigo, e percebi que não posso julgar todos da mesma forma, o que tornou o ambiente de trabalho muito mais agradável. Com tantas experiências positivas, preciso acreditar que Perry está planejando algo maior. Porém, é difícil não ver o pior lado disso tudo.

Código Do Coração Onde histórias criam vida. Descubra agora