''A vida muda na proporção da sua coragem.''
A placa recém pintada se destaca no portão de madeira, os pequenos girassóis em volta da letra perfeitamente desenhada trazem uma delicadeza para o rústico portão "Fazenda Girassol".
Respiro fundo quando o portão é aberto. Um rapaz moreno faz um cumprimento gentil ao tirar seu chapéu da cabeça. O carro volta a se mover pela estrada de chão, a poeira invade as janelas, a grama verde salpicada por florezinhas coloridas. Quando o carro virar à esquerda de longe vejo uma casa grande, robusta, de uma beleza clássica dos anos 20, janelas e portas na cor amarela enquanto as paredes são pintadas de branco, fazendo o contraste perfeito de cores.
O automóvel para em frente à casa, de perto ela parece maior, a varada principal pega toda a fachada. Minha mãe deixa seu lugar no banco do motorista e se joga nos braços de seu antigo/atual amor, é uma longa história.
Nesse momento eu não faço ideia de qual de nós duas fomos mais corajosas minha mãe que largou tudo para viver seu primeiro amor da adolescência, ou eu que deixei tudo para me aventurar atrás dela, e olha que nem tem um romance envolvido.
Saio do carro, fecho os olhos para sentir o ar puro. Contorno o carro indo em direção a minha mãe e seu futuro marido.
— Seja bem vinda, Alice! - o homem de cabelos pretos e olhos azuis como o céu sem nuvens acima de nós me cumprimenta gentil.
— Obrigada, Amadeu! - aperto sua mão que ele gentilmente oferece para mim.
O sorriso contagiante de Linda me faz sorri, ela está radiante como se fosse uma adolescente se apaixonando pela primeira vez, parando para pensar realmente era seu amor de adolescência que ia viver só que em uma fase mais avançada e madura de sua vida.
— Vamos entrar. - Amadeu nos convida. Seguimos com ele pela varanda até uma sala principal com móveis de madeira com sofás de couro preto. - Fiquem a vontade a casa é de vocês.
Amadeu aponta para o sofá, sentamos enquanto ele fala sobre seus filhos e a fazenda, observo melhor a sala os móveis de madeira escuram deixam o ambiente com mais cara de fazenda. Minha curiosidade é tanta que poderia andar por essa casa enorme e desvendar cada um de seus cômodos.
— Boa tarde, senhô Amadeu! - uma senhora na casa dos 60 anos, pele escura e brilhante como seus olhos negros entra na sala carregando uma bandeja. - eu trouxe um cafezinho e biscoitinhos de nata que acabei de assar. Assim vocês podem forrar o estômago enquanto termino de preparar o jantar.
— Obrigada, Rosa! - Amadeu diz gentil abrindo espaço para Rosa colocar a bandeja sobre a mesa de centro.
— Espero que as mocinhas gostem! Bom apetite! - Rosa abre um sorriso e retribuo da mesma forma, ela é tão bonita e bondosa.
Rosa deixa a sala. Mamãe serve as três xícaras com o café, pego um biscoitinho mordo um pedaço que derrete em minha boca, era delicioso o sabor da nata suave com leve adocicado no final. Bebo um pouquinho do café que complementa o aperitivo.
VOCÊ ESTÁ LENDO
IRMÃOS POR ACASO
RomanceAlice Santiago teve sua vida virada de cabeça para baixo quando sua mãe resolveu se casar com o seu primeiro amor de adolescência e se mudar para uma fazenda no interior de Minas Gerais. Recém formada na faculdade da pedagogia, Alice deixou para trá...