Dois pilares que compõem a estrutura do culto no Candomblé, o primeiro são os Orixás, divindades africanas caracterizadas como elementos da natureza, ou como definição o Professor Agenor Miranda – que é um notório sacerdote brasileiro – é um "vento sagrado" que toca, encanta e convive com seus filhos. O segundo grande pilar da religião é a ancestralidade, que são os espíritos de pessoas que se encarnaram nesta Terra e dos quais somos descendentes, principalmente, como filhos espirituais.
O Candomblé em si se especifica como o nascer com a vinda dos africanos para o Brasil no período da escravidão. Os negros escravizados foram trazidos de diversas nações africanas e, aqui, vendidos aos latifundiários, mesclaram suas culturas e suas tradições religiosas.
Na África, a origem do Candomblé se chama Ifá, que com características próprias tem a mesma essência de culto às divindades Yorubás. O Ifá também é praticado no Brasil no modelo tradicional como acontece em países africanos e tem atraído muitos adeptos, inclusive do Candomblé e da Umbanda, já que uma religião não exclui a outra e não limita as práticas que são próprias de cada uma.
Dentro das características que compõem a ancestralidade está uma tradição. No Candomblé, a tradição significa a transmissão dos ensinamentos religiosos e culturais pelos mais velhos aos mais novos, e isso se materializa de diversas formas, principalmente, quando se abre uma nova casa de axé.Em uma analogia, os assentamentos são como usinas de energia ou como uma nascente, que abastecem o terreiro com a força pura dos Orixás e dos ancestrais. O fato de ser feito por uma pessoa mais velha a uma mais nova se dá porque no Candomblé, são poucos os atos que alguém pode fazer por si próprio. O espírito de comunidade - Egbe - e família é comum na religião, na qual a posição é considerada uma forma estrutural e indispensável, não no sentido de submissão, mas sim, como forma de respeito, manutenção da harmonia e cultivo do conhecimento que leva à sabedoria.
Por ser de tradição oral, quase a totalidade dos ensinamentos da religião são transmitidos de pai/mãe para filho nas práticas ritualistas, ensinamentos na vivência do cotidiano. Quando se é plantado um fundamento ou axé ocorre o mesmo, a energia dos elementos das forças naturais de nosso planeta Terra. Valoriza-se este ato de transmissão como forma de perpetuação e de partilha do conhecimento por anos adquiridos, do amor e das experiências vividas no dia a dia de louvor e culto ao Sagrado.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Resumo para Introdução ao Candomblé (Alaketu)
SpiritualeA palavra "candomblé" significa "dança"/ "dança com atabaques" e culto aos Orixás, normalmente reverenciados por meio de danças,cantos e oferendas. O intuito Desse livro é passar os fundamentos e o máximo de conhecimento possível para quem deseja...