Na maioria das vezes se torna complicado quando se trata de sentimentos, quando não sabemos se é verdadeiro ou não, ou na maioria das vezes a pessoa simplesmente pode estar te usando e você nem percebe na hora.Um bom exemplo, é quando você mostra ser uma boa pessoa e as vezes as pessoas tira proveito disso, não estou dizendo que é todo mundo mais a maioria sim.
Codependência é um padrão comportamental em que uma pessoa tem uma forte necessidade de cuidar dos outros, muitas vezes às custas de suas próprias necessidades e bem-estar. Esse comportamento geralmente surge em relações onde há uma dependência emocional excessiva e pode se manifestar em relações familiares, românticas ou de amizade.
A codependência pode ser prejudicial, pois pode levar a desequilíbrios emocionais, estresse e até problemas de saúde mental. Reconhecer esses padrões e buscar ajuda, como terapia, pode ser um passo importante para desenvolver relacionamentos mais saudáveis e equilibrados.
Se torna algo estranho, e também dependência emocional, um exemplo seria tipo: vou usar o termo na sala de aula, você tem "amigos" que dizem que são mais na verdade, não são, só é amigos seu quando precisam de algo ou um favor, mesmo que você não de a mínima se torna algo irrelevante e sem nexo.
Na escola, a codependência pode ocorrer entre colegas de classe, professores e alunos, ou mesmo entre pais e filhos em relação às atividades escolares.
[Codependência na escola]
Alguns sinais de codependência nesse contexto incluem:
Excesso de Dependência: Um aluno pode depender excessivamente de um colega para ajuda com tarefas escolares, em vez de desenvolver suas próprias habilidades.
Necessidade de Aprovação: Um estudante pode sentir uma necessidade constante de aprovação de professores ou colegas para se sentir valorizado.
Falta de Limites: Professores podem se envolver excessivamente nos problemas pessoais de seus alunos, ultrapassando os limites profissionais.
Negligência Pessoal: Alunos codependentes podem negligenciar suas próprias necessidades e bem-estar em prol de ajudar ou agradar outros colegas ou professores.
Codependência é um conceito geralmente associado a relações interpessoais onde uma pessoa permite que o comportamento de outra a afete e é obcecada em controlar esse comportamento. No contexto escolar e no ambiente de trabalho, a codependência pode se manifestar de maneiras que afetam negativamente o bem-estar e a produtividade dos indivíduos envolvidos.
O termo descreve um padrão de comportamento disfuncional onde uma pessoa, chamada de codependente, encontra-se excessivamente preocupada e obcecada em cuidar das necessidades de outra pessoa, muitas vezes negligenciando suas próprias necessidades e bem-estar. Originalmente, a codependência foi observada entre cônjuges de alcoólatras, mas desde então foi ampliada para incluir outras relações onde há desequilíbrio emocional e comportamental.
A codependência pode ser definida como um padrão de relacionamento onde uma pessoa permite ou suporta o comportamento disfuncional de outra, enquanto é afetada negativamente por esse comportamento. As características comuns incluem baixa autoestima, necessidade compulsiva de agradar aos outros, medo do abandono, e uma dificuldade em estabelecer limites saudáveis. Os codependentes frequentemente se encontram em relacionamentos com pessoas que têm problemas de vício, transtornos de personalidade, ou outras questões psicológicas graves.
Na real foi bem estranho falar sobre isso, mas basicamente alguém de vocês já passaram por algo assim, uma necessidade de aprovação dos outros em meio a sociedade, você pensa: oque devo fazer hoje será que essa roupa está bem assim ou devo fazer isso ou aquilo.
Sabe deixa eu te falar uma coisa..
F*da-se, faça oque você gosta e não oque os outros gostam, porque afinal só são os outros, não importa oque você faça, nunca estará bom para as pessoas, elas querem ver você igual a elas e nunca melhor que elas, porque as pessoas podem se sentir inferior e inseguras em relação a isso.Se você é feliz fazendo oque gosta, continue leve isso como aprendizado e evolua ao ponto de dizer que morreu fazendo algo que gostava, e no final foi reconhecido por isso.
VOCÊ ESTÁ LENDO
"confidências de um adolescente"
Teen Fiction#Introdução# um jovem que fala sobre sua história oque ocorre antes durante e depois do ensino médio, porém oque não é revelado durante sua trajetória, é seu nome e sua idade, oque será que o autor do livro esconde sobre isso? apenas aprecie essa...