Pilar observava pela janela a pequena cidade de Milagres, com as árvores quase desprovidas de folhas e o céu clareando lentamente. De repente, um som de buzina a trouxe de volta à realidade. Era uma Kombi que a fazia sair de seu transe.
- Tá no mundo da lua, Pilar? - Fátima, sua amiga, riu da situação. - Quer uma carona?
Pilar entrou na Kombi, e as duas seguiram conversando tranquilamente. No entanto, quando Fátima foi passar na faixa de pedestres, um homem apareceu abruptamente na frente do carro.
- Ei, sai da frente, seu encosto! - Fátima buzinou, irritada. - Não tem amor à vida, não?
- A preferência é do pedestre, minha amiga! - retrucou o homem, visivelmente irritado.
Fátima, ao perceber que o homem estava com o celular na mão, gritou ainda mais:
- Na rua, tem que ter atenção redobrada, viu?
- É, e atenção redobrada também, viu? - respondeu o homem, em tom de deboche. - Ih, espera aí, meu cadarço desamarrou.
Fátima, enfurecida, saiu do carro. Pilar, já cansada da situação, mal escutava o que estava sendo dito, apenas burburinhos.
- Melhor a gente ir embora, Fafá-disse Pilar, tentando acalmar a amiga.
O homem provocou, ainda do lado de fora do carro:
- Melhor você dar um cházinho pra sua amiga, porque ela tá meio irritada, né?
Pilar, irritada com a situação, se retirou e entrou no carro, assumindo o banco do motorista.
- Você vai dirigir? Tá achando que estou estressada por quê?- perguntou Fátima, ainda irritada, enquanto se sentava no banco do passageiro.
- Só confia em mim, tá?- Pilar respondeu, enquanto acelerava a Kombi.
Mais tarde, Pilar andava pelos corredores do internato, indo em direção à biblioteca para sua aula. Elisa a abordou apressada.
- Ô professora, a diretora Norma está te chamando na sala dela- disse Elisa, antes de se afastar rapidamente. Pilar, confusa, seguiu até a sala da diretora, bateu na porta e entrou.
- Olá, diretora, me chamou?
- Sim, Pilar. Quero te apresentar o novo professor, Gabriel. Gabriel, esta é a Pilar- disse Norma, apresentando-os. Gabriel, que estava de costas, se virou e se deparou com a mulher da Kombi, aquela que ele achara bonita.
- Você? - disseram os dois em uníssono. Pilar murmurou algo como "Ah, eu não acredito", enquanto Gabriel tentava disfarçar a irritação ao encontrá-la novamente.
Nesse momento, Elisa entrou ofegante.
- A Anna sumiu- anunciou, e todos se olharam, preocupados e confusos.
A procura por Anna durou mais de meia hora. Procuraram no pátio, na cozinha, no jardim, e nada da garota. Então, Norma recebeu uma ligação. Era o pai de Anna, que informou que a pequena havia fugido. Após a ligação, o telefone foi colocado com força sobre a mesa e o grito da diretora ecoou pelo internato. Pilar nunca tinha ouvido uma bronca tão intensa.
Algum tempo depois, Pilar estava anotando algo em seu caderno quando ouviu Gabriel entrar na sala com dois alunos. Ele pediu para que pegassem livros e se aproximou de Pilar.
- Tá tudo bem? - perguntou Gabriel, preocupado.
Pilar limpou uma lágrima e olhou para ele.
- O Tunico passou por mim reclamando. A diretora deu uma bronca muito grande, não foi? - insistiu Gabriel.
- Foi bem mais que uma bronca- Pilar respondeu, enxugando outra lágrima que escorria por seu rosto. - Eu preciso ir, tenho que dar aula.
- Ei, você não está em condições de dar aula. Deixa que eu vou, afinal, sou professor também- Gabriel se ofereceu. Pilar hesitou, mas acabou aceitando. Ela ficou pensando se havia tomado a decisão certa.
Duas horas depois, Pilar avistou o carro de Paulo, pai de Anna, e testemunhou a triste despedida. Com lágrimas nos olhos, Pilar foi até Anna.
- Ei, você não precisa carregar esse peso sozinha - disse Pilar, abraçando Anna como não fazia há tempos. Foi um abraço reconfortante e verdadeiro. Pilar enxugou uma lágrima de Anna e a acompanhou até o dormitório.
Pilar então viu Gabriel no pátio, sozinho, analisando algumas atividades. Ela se aproximou.
- Obrigada, viu - disse Pilar.
- Pelo quê? - Gabriel perguntou, confuso.
- Por ter dado aula no meu lugar. Muito obrigada. Mas não pense que já te acho 100% legal - Pilar brincou, tentando aliviar o clima. Eles se olharam, e, embora houvesse um novo entendimento, mal sabiam o que estava por vir.
.
.
.
.
.CAPÍTULO REVISADO
VOCÊ ESTÁ LENDO
O outono que mudou a minha vida
RomancePilar sempre teve uma vida ótima no internato onde trabalhava, até que um outono, chega um professor novo, cartas misteriosas e visitas indesejadas, mal sabia ela que aquele seria o outono que mudaria sua vida (Em desenvolvimento) 1° lugar em #is...