Passado

174 15 11
                                    

O dia amanheceu novamente, e Pilar estava à janela, mas hoje, em vez de admirar a paisagem, estava perdida em pensamentos sobre seu passado. Sem perceber, pôs a mão na região abaixo do umbigo, com uma lágrima escorrendo pelo rosto.

Ela saiu do transe ao lembrar que precisava dar aula e correu para a escola. Ao chegar, viu Gabriel e percebeu que ainda tinha um tempinho antes de sua aula começar.

- Pilar, está tudo bem? - perguntou Gabriel, notando o rosto de Pilar um pouco inchado de choro.

- Está tudo bem, não é nada - respondeu ela, tentando disfarçar. Logo depois, o sinal tocou e cada um seguiu para sua sala.

Mais tarde, Pilar entrou na biblioteca para a aula de literatura e notou que todas as meninas estavam lá, exceto Anna.

- Bom dia, meninas. Alguém viu a Anna? - perguntou Pilar, preocupada.

- Não sei, professora - respondeu Manu, visivelmente desconfortável.

Gabriel estava passando pela porta da biblioteca no mesmo momento.

- Gabriel, você pode ficar aqui com as meninas por 5 minutos? - Pilar pediu, apressada.

- Ah - Gabriel hesitou, mas não teve tempo de responder.

Muito obrigada - Pilar agradeceu antes de sair rapidamente da biblioteca.

Pilar procurou por Anna no pátio, na cozinha e no banheiro, mas não a encontrou. Finalmente, foi ao dormitório e encontrou Anna escondida em um canto da sala, chorando.

- Anna? - Pilar se aproximou, preocupada. - O que aconteceu?

Anna soluçava de tanto chorar. Pilar se sentou ao seu lado e a abraçou. Depois de alguns minutos, Anna conseguiu falar entre os soluços.

Quando eu estava no recreio falando com as minhas amigas sobre o meu pai, a diretora Norma chegou e disse que... - ela voltou a chorar e apertou Pilar ainda mais no abraço.

Ela disse que meu pai... que meu pai morreu, e ele não vai voltar - Anna enfiou a cabeça no pescoço de Pilar, em busca de conforto.

E você sabe quem disse isso a ela? - perguntou Pilar, preocupada.

A polícia - sussurrou Anna.

Posso te contar uma coisa? Nem sempre quando a polícia diz que alguém desapareceu e morreu, a pessoa morreu, sabia? - Pilar tentou tranquilizá-la.

Sério? - perguntou Anna, baixinho.

Depois de algum tempo, Anna e Pilar retornaram à biblioteca. Pilar deu graças a Deus por Gabriel ter continuado a ler com as meninas para não atrasar a matéria. Ela se aproximou do professor e Anna se sentou.

O que aconteceu? - sussurrou Gabriel no ouvido de Pilar.

Depois te falo - Pilar também sussurrou.

Após a aula, Pilar e Gabriel estavam na sala dos professores.

- Estou realmente preocupada com a Anna - disse Pilar, andando de um lado para o outro.

- Por quê? - perguntou Gabriel, curioso.

Quando saí da aula, encontrei-a no dormitório. Ela me contou que a diretora disse que o pai dela morreu - Pilar explicou, passando a mão na cabeça em um gesto de preocupação.

- De novo a Norma amedrontando ela? - Gabriel perguntou, visivelmente irritado, e Pilar apenas concordou.

- O que mais me preocupa é se a Anna vai ficar aqui, pois não tem nenhum responsável legal por ela - disse Pilar.

- Posso te fazer uma pergunta? - Gabriel se aproximou. - Por que parece que você tem uma relação de mãe com ela?

- Não é nada, sério, apenas sinto muito carinho por ela - respondeu Pilar, um pouco desconfortável, enquanto se virava e, involuntariamente, tocava a região abaixo do umbigo.

Gabriel se aproximou e segurou suas mãos suavemente.

- O que quer que tenha acontecido, vai ficar tudo bem - disse ele. Pilar soltou a mão dele.

- Obrigada — disse ela, um pouco confusa pelo gesto do rapaz.

.
.
.
.
.

CAPÍTULO REVISADO

O outono que mudou a minha vida Onde histórias criam vida. Descubra agora