Gillaine faz sua parte para fazê-lo se sentir bem-vindo. Ela continua a fazer sua presença ser notada, trazendo-lhe odres de vinho cheios de água morna quando suas cólicas o mantêm na cama e espantando o meistre em favor das parteiras. Embora ela seja do Norte, seu sorriso é caloroso como um verão do sul, e parece sol mesmo nos dias em que Jace fica irritado por estar preso em um lugar com temperaturas tão baixas por tanto tempo. Mesmo para atividades das quais ele não pode necessariamente participar — especialmente depois que ele afirma ser forte o suficiente para cavalgar e desmonta com sangue jorrando entre as pernas — ela é sempre a única a convidá-lo, enquanto Cregan parece pensar que é melhor mantê-lo em repouso.
A paternidade é um ato de resiliência, ela lhe diz um dia depois de vê-la levar Rickon para uma clareira no Bosque Sagrado, sua saia em suas mãos enquanto ela chuta neve em pó para voar sobre ele, o jovem garoto comemorando e pulando nas rajadas. Ele acha difícil acreditar que um dia a achou tão séria.
Mais cartas chegam. Avisos de batalhas menores travadas, vencidas e perdidas. Muitas chegam sem nome, e Jace fica imaginando quem poderia estar mantendo-o tão intimamente atualizado. Ele sabe que não é sua adorável mãe, que ele ouve dizer que ainda está doente de tristeza. Qualquer dúvida sobre se ele fez a coisa certa queimando aquelas cartas é apagada quando a notícia da morte de Sor Erryk chega até ele. Um alívio doentio, doentio, e mais luto acumulado em tanta coisa que ele já não sabe o que fazer. Parece errado pensar que ele ficou insensível a isso, mas o golpe mais forte veio primeiro. Isso parece apenas tremores secundários.
Vermax continua a mesma; ela é desagradável e ainda assim totalmente possessiva, e várias vezes Jace encontra descanso apenas ao lado dela. Ela percebe o solavanco também, e internamente Jace tem que assumir que ela entende de alguma forma. Que ela deve pensar que o está protegendo ao se recusar a voar com uma carga tão preciosa e delicada em seu corpo já frágil. Quando eu estiver melhor , ele pensa, ela me levará para casa.
Ele tenta não deixar que sua doença o assuste. Ele para de sentir alívio ao sangrar entre as pernas assim que percebe que pode vê - las, e a doença e a fraqueza são suportáveis, exceto quando não são e ele fica preso pensando em sua mãe e na mãe dela antes dela. Ele deseja que a última vez que viu sua mãe não tenha sido de olhos escuros e assombrada, caminhando relutantemente para a guerra após um aborto espontâneo. Ele só tinha ouvido histórias de sua avó, mas as que tinha eram comoventes ou totalmente assustadoras. Histórias dela lutando contra a doença todos os dias para desistir de bebês ainda vivos, para amá-los apenas por dias antes que o estranho chegasse, para ser abraçada –
Jace não consegue pensar nela por muito tempo sem ficar doente.
Nem preciso dizer que isso o alivia infinitamente quando ele começa a senti-los se contorcendo dentro dele, prometendo que eles estão lá. Sua excitação só aumenta, sabendo que os dias até que ele conheça seu filho estão diminuindo – e com isso, sua ansiedade. Ele sabe que deveria aceitar a ideia de dar à luz aqui em Winterfell, mas de alguma forma a ideia de ter seu bebê, embora sempre presente, parece muito distante.
“Aí está você”, Cregan diz um dia, encontrando-o com os ombros afundados na banheira. “Eu estava preocupado que você estaria encolhido na cripta novamente.”
“Por mais que eu odeie dizer isso, o cheiro dela estava me deixando doente. Este é meu retiro.”
Cregan chega ao seu lado e, como uma mariposa à chama, Cregan toca onde sua barriga está sob a água. “Está morno.”
“Não chame as empregadas,” Jace interrompe enquanto Cregan levanta a cabeça para, sem dúvida, pedir que baldes de água quente sejam trazidos. “É uma boa temperatura para combater calafrios e ondas de calor alternados.”
VOCÊ ESTÁ LENDO
The face of love's rage
Romance(Concluída) Jace aprende o que significa ser pai. Está história é de celesbrini no ao3.