Há um alívio estranho que vem ao ouvir sobre a morte de Daemon, mas é abafado pela forma como seu coração dói por sua mãe. Ele a observa processar isso em tempo real, lendo suas emoções como palavras de um livro. Ele observa as palavras se processando em sua mente, ele observa seu olhar mudar. A flexão de sua mandíbula e a contração de seu lábio superior. A maneira como ela move suas mãos e a queimação atrás de suas íris. Mesmo se ela tivesse nascido como ele, com cabelos e olhos castanhos como terra, não haveria dúvida de seu sangue valiriano se ao menos alguém visse o fogo em seus olhos aqui. Esta carta, deixada sem assinatura, era dupla face. De um lado, outro amor arrancado de sua mão por Aemond, e do outro, uma traição próxima o suficiente para deslizar uma faca entre suas costelas. Ela bebe de sua xícara e vira a cabeça, e mais uma vez a responsabilidade da liderança recai sobre Jace.
“Esta é uma notícia angustiante”, ele diz, “mas… ela nos deixa com o controle de todos os dragões montáveis que conhecemos, exceto Sunfyre. Sunfyre está gravemente ferido. Não vai demorar muito para matá-lo quando soubermos de sua localização. Até encontrarmos Aegon, vamos nos concentrar nos stormlanders.”
Ele nunca viu sua mãe tão distante. Com cada perda ela se fragmentou, e parece que isso a levou a um ponto de ruptura. Ele nem consegue ter certeza de que ela está ouvindo enquanto ele fala sobre estratégias e preparativos a serem feitos, e este conselho meio cheio que ele comanda parece ver isso também. Eles olham para ele em busca de ordem, e talvez Jace devesse se ofender em nome dela, mas expressar indignação em tal momento traria muita atenção para ela. Ela olha para longe, sua cabeça virada e sua mente vagando – Jace assume isso. Ele suporta, porque não há outra opção entre eles. Ele é seu herdeiro, e este é o fardo que ele nasceu para carregar.
Ele dispensa o conselho. Mais corvos voam. Sua mãe o agarra e soluça, mas nenhuma lágrima cai dessa vez; depois de meses de soluços, luto, pesar das formas mais angustiantes, essa perda finalmente a deixou seca. Ele a segura na privacidade de um quarto vazio e a deixa sacudir e abafar seus lamentos atrás da mão.
O luto parece estranho assim. Ele pode se iludir pensando que talvez Daemon o tenha amado uma vez. Talvez quando ele ainda era um garoto sem opiniões ou influência própria. Parece óbvio o suficiente que as coisas azedaram depois do que ele fez com Baela e sua nova voz e influência certamente não ajudaram as coisas. Quando você para de ser um soldado obediente, parte dele murmura. Sua perda não corta, mas sim arde da mesma forma que as costas da mão de Daemon em sua bochecha. Eles sofreram uma perda devastadora nesta guerra, mas ele lhes deu um presente de despedida. Daemon obteve a glória que queria.
Talvez a parte mais amarga disso seja a perda de outro pai. Na melhor das hipóteses, ele teve três; e agora, na pior, nenhum. Apesar de todas as falhas de seu padrasto, ele era um líder forte, que inspirava lealdade e liderava com poder e confiança. Jacaerys não podia alegar que não tinha influência sobre ele, pois ele moldou a maneira como Jace liderava até hoje. Isso traz um sorriso silencioso aos seus lábios, um que ele morde de volta, pensar nisso - talvez a coisa menos favorita de Daemon sobre ele, sua insolência, fosse exatamente a característica que fez Daemon ser removido da corte tantas vezes em sua juventude. Se ao menos Jacaerys pudesse vê-lo mais uma vez e agradecê-lo por isso. Ele aprendeu aos pés de Daemon.
Jace pede para sua mãe tomar banho e leva as crianças para brincar no Bosque Sagrado; Joffrey e Aegon correm um atrás do outro enquanto Lucien pratica rastejar na grama. Este dia é como o amanhecer, ele pensa. Uma derrota sombria misturada com uma vitória, mas com Cregan Stark no horizonte e o riso das crianças enchendo o Bosque Sagrado, Jace não pode deixar de se sentir aliviado em certo sentido. Há coisas mais brilhantes no horizonte. A vitória nunca esteve tão perto, e sua família está segura dentro dessas paredes. Ele só precisa lançar essa luz sobre sua mãe.
VOCÊ ESTÁ LENDO
The face of love's rage
Любовные романы(Concluída) Jace aprende o que significa ser pai. Está história é de celesbrini no ao3.