Cristianismo Esotérico da Nova Era

10 2 0
                                    

Evangelho da Graça

O Evangelho da Graça é baseado na crença de que a salvação é um presente gratuito de Deus, oferecido por meio da fé em Jesus Cristo, conforme afirmado nas Escrituras (Efésios 2:8-9). Esse evangelho enfatiza a misericórdia de Deus, o arrependimento e a redenção por meio do sacrifício de Cristo na cruz, que pagou o preço pelos pecados da humanidade. A vida, morte e ressurreição de Jesus são centrais, e a graça de Deus é vista como um ato de amor imerecido que não pode ser ganho por mérito humano.

O Evangelho da Graça promete uma transformação interior profunda, onde o Espírito Santo habita no crente, guiando-o em santidade e crescimento espiritual. Essa transformação é vista como o trabalho contínuo de Deus na vida do crente, moldando-o à imagem de Cristo, o que leva a uma vida de fé, amor e serviço.

Cristianismo Esotérico

O Cristianismo Esotérico, que muitas vezes é associado ao movimento Nova Era, mistura ensinamentos cristãos com ideias de várias outras tradições espirituais, como o gnosticismo, o misticismo oriental e a teosofia. Essa mistura dilui a mensagem do Evangelho e desvia-se das doutrinas fundamentais da fé cristã, como a Trindade, a ressurreição de Cristo e a natureza da graça. Ensinamentos sobre "Jesus Ascensionado" e "guias espirituais" são considerados heréticos, uma vez que substituem a exclusividade da obra redentora de Jesus pela noção de auto-aperfeiçoamento e iluminação pessoal.

De acordo com a perspectiva cristã tradicional, o Cristianismo Esotérico é visto como um engano perigoso, pois pode levar as pessoas a serem seduzidas por falsos ensinamentos e, eventualmente, se afastarem da verdadeira fé em Cristo. É uma manipulação espiritual por anjos caídos ou demônios, que se disfarçam de guias espirituais ou seres iluminados para desviar os crentes da verdade. O impacto de seguir esses ensinamentos pode ser o distanciamento da salvação oferecida através do Evangelho da Graça, levando a uma confusão espiritual e potencialmente a uma perda eterna.

O Cristianismo Esotérico coloca grande ênfase no poder interior, na divindade do eu e na busca por iluminação, o que contradiz a mensagem cristã de dependência de Deus e reconhecimento da nossa própria insuficiência sem a graça de Cristo. Isso pode resultar em uma espiritualidade baseada na auto-suficiência, na qual a salvação é alcançada através de conhecimento oculto ou práticas espirituais, em vez da fé na obra completa de Jesus na cruz.

Ao seguir o Cristianismo Esotérico, os crentes podem se afastar da graça salvadora de Deus, substituindo-a por uma busca de auto-salvação ou auto-realização. A crença na própria capacidade de alcançar a divindade ou a salvação é vista como uma armadilha que anula a necessidade de um Salvador.

Conclusão

Em resumo, enquanto o Evangelho da Graça promove uma relação pessoal e direta com Deus, fundamentada na graça imerecida de Cristo, o Cristianismo Esotérico representa um desvio perigoso que pode enganar espiritualmente os indivíduos. A escolha entre essas duas abordagens tem impactos significativos na vida espiritual, na doutrina e no destino eterno, de acordo com os ensinos da fé cristã ortodoxa.

AntiCRISTOOnde histórias criam vida. Descubra agora