Sistemas de Magia

87 7 0
                                    

Vamos falar dos sistemas de magia. Este conceito foi, ao que tudo indica, inventado pelo autor Brandon Sanderson que decidiu distinguir entre magias duras (hard magic) e magias suaves (soft magic).

Um sistema de magia dura é caracterizado pela existência de regras claras que determinam a sua existência e utilização, assim como demonstra as limitações da própria magia. O leitor fica assim a compreender de que forma a magia pode resolver os conflitos da história. A magia dura, no seu extremo, acaba por se assemelhar quase a uma ciência, algo natural que é estudado e compreendido no mundo da história.

Alguns bons exemplos de histórias com sistemas de magia dura são:

- Mistborn de Brandon Sanderson: nesta história existem pessoas que podem ingerir certos metais que lhes dão super-poderes. Cada metal dá um poder específico e estas habilidades são genéticas, ou seja, nem todas as pessoas podem acessar a essa magia.

- One Piece de Eiichiro Oda: neste universo existem umas frutas chamadas de Akuma-no-Mi, que dão uma série de super-poderes únicos a quem as come. Mas existe uma limitação muito importante: quem come a Akuma-no-Mi deixa de ser capaz de nadar!

- Série Avatar: certas pessoas nascem com a habilidade de controlar um dos quatro elementos. Para poderem ser capazes de controlar o seu elemento bem, elas têm de aprender uma série de movimentos de artes marciais específicos.

Por outro lado, um sistema de magia suave não tem regras definidas e as suas limitações não estão necessariamente explícitas para o leitor. Isto permite que a magia da história mantenha o seu mistério e possa surpreender o leitor ao longo da história.

Não ter regras definidas não significa, no entanto, que estes sistemas de magia não são complexos, como os exemplos seguintes podem comprovar:

- O Senhor dos Anéis, de J. R. R. Tolkien: Existem vários exemplos de magia ao longo da história, em particular com os feiticeiros como o Gandalf, mas nunca é explícito como a magia funciona ou quais as suas regras.

- As Crônicas de Gelo e Fogo de George R. R. Martin e a série Game of Thrones: Encontramos várias personagens capazes de fazer diferentes tipos de magia, como as Sacerdotisas Vermelhas. A magia nesta série vai desde o controle dos elementos à adivinhação ou mesmo necromancia, mas o leitor não conhece as regras claras que levam a que cada um destes poderes se manifeste.

- Filme O Castelo Animado: Neste mundo existem feiticeiros, maldições e demônios, mas a audiência é constantemente surpreendida com estes elementos.

O conceito de sistemas de magia é, no entanto, um espectro. Por vezes certos aspetos da magia em uma história têm regras definidas enquanto outros não. Ou existirem vários tipos de magia na mesma história, umas mais duras outras mais suaves. Pode até existir casos em que a magia não se encaixa nem numa categoria nem em outra.

Alguns exemplos de histórias de fantasia com sistemas mistos são Harry Potter, Star Wars ou Terramar.

Quais os seus sistemas de magia favoritos? Acha que são magia mais dura ou mais suave? Que sistema você preferia escrever? Nos diga tudo nos comentários.

Até à próxima!



Referências:

- Artigo "Sanderson's First Law", de Brandon Sanderson (disponível no site do autor);

- Vídeo "SISTEMAS DE MAGIA | Hard e Soft - Dura e Suave | Escrita Criativa" do canal de YouTube Quarto Setor.



Você leu todos os capítulos publicados.

⏰ Última atualização: Sep 30 ⏰

Adicione esta história à sua Biblioteca e seja notificado quando novos capítulos chegarem!

Como Escrever Fantasia?Onde histórias criam vida. Descubra agora