Pode parecer uma pergunta bem óbvia, mas ainda existe muita confusão sobre o que realmente compreende o gênero literário Fantástico e seus vários... VÁRIOS, subgêneros.
Então o que é Fantasia? Calma, que já chego lá, antes, vou deixar alguns conceitos que podem ser super úteis antes de começar qualquer história:
Ficção x Não Ficção
Essa diferença é um pouco mais conhecida. Basicamente, Ficção é o termo utilizado para histórias que não aconteceram de verdade, que não são reais, que são frutos na imaginação do autor.
Não Ficção, por sua vez, é o oposto, são textos informativos (como livros de fotografias, por exemplo), ou bibliografias. São histórias que tem objetivo de apresentar fatos.
Romance x Novela x Conto
Essa é fácil! Romance é aquela história que pessoas se apaixonam, não é?
Hmmm, então... Também. Mas Romance é, antes de tudo, a denominação de textos em prosa, normalmente mais longos e com narrativas em torno de personagens.
Novela (antes que perguntem não é a da televisão), é um texto em prosa um pouco mais curto do que o Romance, e maior que o conto. Normalmente, se caracteriza por apresentar a concentração de seu tema torno de um número restrito de personagens e ambientação.
Por fim, Conto é uma narrativa em prosa, breve, que normalmente gira em torno de apenas um conflito. O conto, quase sempre segue uma estrutura determinada, com começo (introdução dos personagens e ambientação), clímax, e desfecho, que quase sempre é surpreendente.
E ai? Dentre esses três qual é seu preferido?
Finalmente chegou a hora esperada por todos nós!
Que Rufem os tambores!
(Até o Jon Snow tá atento nessa hora)
A Fantasia é um gênero literário, que pode ser usado em quase todos tipos de textos de Ficção (Ex: contos e romances), o que caracteriza esse tipo de Gênero é a utilização de elementos mágicos, sobrenaturais, mundos distantes e imaginados. Pode, as vezes se confundir com Ficção Científica e Terror, já que todos são parte do grande Gênero da Ficção Especulativa*.
Nesse livro, além de esclarecer sobre alguns dos diversos subgêneros da Fantasia, vamos dar dicas sobre a estrutura básica de uma história Fantástica: Como Arcos Narrativos, Ambientação, e Construção de personagens.
* Termo usado para o tipo de narrativa que "Especula" sobre mundos que diferem do mundo real.
Tiveram alguma dúvida ou têm alguma informação interessante sobre esse Gênero que a gente ama? Deixem seus comentários!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Como Escrever Fantasia?
Non-FictionOlá Fantásticos! Viemos trazer esse compilado de dicas de escrita criativa voltadas para os escritores de Fantasia! Vamos falar um pouquinho sobre o gênero e subgêneros, sobre comportamento dominante, unidade de ação, tema e personagens. Se tiverem...