Jornada do Herói

1.7K 210 97
                                    


O que é a jornada do herói? Você sabe como funciona? Leia até o final e descubra.

A Jornada do Herói é uma estrutura narrativa que nasceu com Joseph Campbell, na obra O Herói de Mil Faces

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

A Jornada do Herói é uma estrutura narrativa que nasceu com Joseph Campbell, na obra O Herói de Mil Faces. A análise original continha 17 estágios, mas quando posteriormente Christopher Vogler adaptou no livro A Jornada do Escritor, ele condensou em 12 etapas, e é essa versão reduzida que vamos conhecer hoje.

A Jornada do Herói é muito usada nos livros de fantasia, especialmente nos enredos em que o personagem principal é "comum" e vive uma realidade em que estamos acostumados, e, de repente, está em outro mundo. No entanto, não é regra. O Senhor dos Anéis está aí para dizer o contrário. Quando a história começa, já estamos num mundo diferente. O que muda é que o Frodo sai da sua zona de conforto para viver a sua jornada. Vale frisar que nem sempre o autor segue esses passos um por um. Alguns até invertem a ordem para brincar com os personagens e o leitor. O importante é saber o que é essa estrutura e como usar e adaptar de forma épica na sua história.

Pensando nisso, estamos trazendo os doze passos para ajudarem vocês a planejarem as suas futuras obras ou tentarem encaixar em alguma que você já conheça ou escreveu:

1.  o mundo comum;

2.  o chamado à aventura;

3.  recusa do chamado;

4.  encontro com o mentor;

5.  a travessia do primeiro limiar;

6.  provas, aliados e inimigos;

7.  aproximação da caverna secreta;

8.  a provação;

9.  a recompensa;

10.  o caminho de volta;

11.  a ressurreição;

12.  e o retorno com o elixir.

 Mas como assim? O que esses passos significam? Explicaremos detalhadamente a seguir:

1 O mundo comum: é a ambientação inicial. Conheceremos o personagem principal no seu dia a dia, com seus problemas e rotina normal. É aqui que normalmente os leitores criam laços com o personagem principal, pela similaridade entre o que ele está lendo e o que vive quando fecha o livro.

Por exemplo: O Labirinto do Fauno. Ofélia é uma garotinha comum que está se mudando com a mãe para a casa do padrasto. Nada muito extraordinário acontece na vida dela até encontrar um ser mágico.

 Nada muito extraordinário acontece na vida dela até encontrar um ser mágico

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.
Como Escrever Fantasia?Onde histórias criam vida. Descubra agora