Público Alvo

3K 394 80
                                    

Uma importante etapa da criação de uma nova história é descobrir para quem você quer escrever, isso vai ajudar com a escolha do tom que deve usar na escrita, dos personagens e enredo.

Por exemplo, se seu público alvo é o infantil, não vai usar palavras como impreterivelmente ou obséquio, além disso, seu protagonista, com raras exceções não será um homem de meia idade com crises e uma mentalidade muito madura para o público infantil.

Também, seguindo a mesma lógica, dificilmente um jovem se interessaria por um livro com uma linguagem muito infantilizada e enredo simples demais, quase sem nenhuma complexidade no conflito.

Para ajudar escritores e leitores a delimitação de público alvo, e principalmente para fins comerciais, se criou algumas nomenclaturas que tenho certeza que alguns de vocês já ouviram falar, vamos a elas:


Infantil

Os livros infantis tem como alvo crianças, normalmente trás muitas ilustrações e linguagem facilitada, alguns autores trazem recursos interativos que tem o objetivo de despertar a curiosidade da criança.


Infanto-juvenil

Com o público alvo um pouco mais velho que o primeiro, a literatura infanto-juvenil, traz um pouco menos de cores e ilustrações, com exemplos como Diário de um Banana, Poliana e Os Goonies, muitas vezes utilizam de recursos de enredo que provoquem a identificação do leitor com o personagem principal da história.


Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.



Juvenil

É aqui que as coisas tendem a complicar um pouquinho, a literatura juvenil tem várias facetas, mas basicamente é aquela destinada ao público jovem, podendo ser dividida ainda em:

                  - Young Adult (Jovem Adulto): Destinada para um público um pouco mais jovem, pode ter temas como: Traição, busca do primeiro amor, excesso de dramatização dos acontecimentos, Descoberta da sexualidade, Ambiente escolar. Já na fantasia, esses temas podem ser explorados de uma maneira diferente, com a adição de elementos mágicos ou mundos novos. Grandes exemplos claros desse tipo de literatura: Para todos os garotos que já amei, A cinco passos de você, A culpa é das estrelas, Trono de Vidro, Corte de Espinhos e Rosas, Divergente, Jogos Vorazes, entre outros.

                 - New Adult (Novo Adulto): Destinada para um público um pouco mais velho, pode ter temos como: Histórias de vida trágicas, Descrição de cenas de abuso, e violência, Busca pelo autoconhecimento, redenção ou recomeço, Personagens com problemas psicológicos por conta de traumas que sofreram, ou até mesmo Ambiente universitário, e Erotismo. Esse tipo de literatura está mais presente no gênero romântico, com os livros da Collen Hover, Maya Banks, Tillie Cole, mas podemos encontrar cada vez mais na Fantasia, um exemplo disso é o Príncipe Cativo.


Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.


Adulto

É a literatura voltada para o público adulto. A grande diferença, na fantasia, do Adulto e New adult, é o enredo voltado para a construção do mundo em si, um afastamento um pouco maior dos traumas e conflitos internos e amorosos do(a) protagonista, com um olhar voltado ao enredo e ambientação.

Exemplos desse tipo de literatura são muitos na Alta fantasia, Senhor dos Anéis, As Cronicas de Gelo e Fogo, são alguns deles.


Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.


E aí, já sabem onde sua história está? É juvenil? Adulta? Para quem vocês escrevem?

Como dissemos no capítulo anterior, essas são só classificações que tem o objetivo de guiar o escritor, e seus projetos de marketing, e não visa limitar nenhum pouco sua escrita e criatividade!

Até a próxima!

Como Escrever Fantasia?Onde histórias criam vida. Descubra agora