O preço do fracasso

22 5 6
                                    


Com o retorno da audiência, S/n sentiu o peso da responsabilidade aumentar. O juiz fez um gesto para que todos se sentassem, e o ambiente tornou-se novamente tenso. Higuruma fez um breve resumo das provas já apresentadas, e o clima ficou carregado de expectativa.

Toji, claramente irritado com a performance de S/n, voltou a se levantar. Ele começou sua argumentação, tentando desestabilizar a defesa.

— Meritíssimo, o que estamos vendo aqui é uma clara tentativa de difamar o caráter do meu cliente. A proposta de S/n é apenas uma máscara para desviar a atenção das falhas em seu próprio caso — disse ele, sua voz ressoando no tribunal.

S/n sabia que ele tentaria isso. Com um olhar determinado, levantou-se novamente.

— Sr. Fushiguro, você está tentando transformar uma questão de ética em uma batalha pessoal — começou ela, com uma segurança que surpreendeu até Higuruma. — O que estamos discutindo aqui não é apenas sobre os seus interesses, mas sobre a justiça e a verdade.

O juiz observava atentamente, e os jurados pareciam intrigados com a maneira como S/n se portava diante de Toji.

— A defesa que estamos apresentando é fundamentada em provas concretas e na realidade dos fatos — continuou S/n, enquanto apontava para a documentação em suas mãos. — Você pode ter anos de experiência, mas isso não dá a você o direito de manipular a verdade. As ações do seu cliente falam por si só, e nós estamos aqui para garantir que isso não passe despercebido.

Toji apertou o maxilar, sua expressão se transformando de confiança para raiva crescente. Ele não esperava que S/n fosse tão audaciosa. Em um gesto provocativo, ele se aproximou, olhando diretamente em seus olhos.

— Você realmente acha que essas palavras impressionarão o juiz? Isso é apenas retórica vazia — ele murmurou, sua voz carregada de desprezo. — No final, o que conta é a habilidade de convencer, e você ainda não provou que tem o que é necessário.

S/n não recuou. Ela respirou fundo, olhando para Higuruma por um momento, que lhe lançou um olhar encorajador.

— O que conta, Toji, não é apenas a habilidade de manipular, mas sim a integridade que se tem como advogado — respondeu, sua voz firme. — E é exatamente isso que estamos defendendo. O seu cliente pode ter uma boa estratégia, mas, no fim, a verdade sempre vem à tona.

O juiz observou a troca, e S/n percebeu que estava conseguindo captar a atenção do tribunal. Ela sentiu uma onda de confiança, sabendo que suas palavras poderiam fazer a diferença.

— Portanto, Meritíssimo, peço que considere não apenas as palavras de Toji, mas também as consequências das ações do seu cliente. Estamos falando de vidas afetadas, de danos que vão muito além do que é apresentado em um papel.

Toji estava agora visivelmente nervoso, sua expressão endurecendo à medida que S/n se aprofundava em seus argumentos. Ele não tinha previsto que uma advogada tão jovem poderia ser tão eficaz em sua argumentação.

— Não subestime a capacidade de alguém que acredita na justiça — ela finalizou, lançando um olhar desafiador para Toji.

O juiz fez uma anotação e parecia considerar as palavras de S/n. O tribunal estava em silêncio absoluto, todos aguardando a próxima ação.

Toji, percebendo que estava perdendo o controle da situação, decidiu apelar para um golpe baixo.

— Então você se vê como a heroína da história, não é? — ele disse, com um tom sarcástico. — Mas lembre-se, S/n, a vida real não é como os contos de fadas. Às vezes, é necessário ser pragmático e fazer alianças inesperadas para alcançar seus objetivos.

Julgamento do coração Onde histórias criam vida. Descubra agora