28. Jó

2 1 0
                                    

"Certamente há uma mina para a prata e um lugar onde o ouro é refinado. O ferro é tirado da terra, e do minério se funde o cobre. O homem põe fim às trevas e examina até os confins da terra, em busca de pedras preciosas, nas sombras mais profundas. Ele escava túneis longe de onde habita, em lugares esquecidos pelos pés dos homens; eles trabalham suspensos e balançando longe da segurança.

A terra, de onde vem o alimento, é transformada em fogo em suas profundezas. De suas pedras saem safiras, e nela se encontra o pó de ouro. Contudo, o caminho para a sabedoria ninguém conhece, e ela não pode ser encontrada na terra dos viventes.

O abismo diz: 'Ela não está em mim'; e o mar declara: 'Ela não está comigo.' Não se pode comprar a sabedoria com ouro puro, nem pode ser adquirida por prata. Não pode ser avaliada em ouro de Ofir, nem em pedras preciosas, como o ônix ou a safira. Ouro e vidro não podem igualar o seu valor, e nem se pode trocá-la por vasos de ouro fino.

Corais e cristais não têm valor diante dela, e a aquisição de sabedoria vale mais do que as pérolas. O topázio da Etiópia não se compara a ela, nem pode ser comprada com ouro puro.

De onde, então, vem a sabedoria? E onde está o lugar do entendimento? Ela está oculta dos olhos de todos os viventes, e até mesmo dos pássaros do céu. A destruição e a morte dizem: 'Apenas ouvimos rumores sobre ela.'

Deus entende o caminho para a sabedoria, e Ele conhece o seu lugar, pois Ele observa os confins da terra e vê tudo o que há debaixo dos céus. Quando determinou o peso do vento e mediu as águas, quando fixou um limite para a chuva e um caminho para o trovão, então Ele viu a sabedoria e a revelou; Ele a estabeleceu e a examinou completamente.

E disse ao ser humano: 'Eis que o temor do Senhor, isso é sabedoria, e afastar-se do mal é entendimento.'"

JóWhere stories live. Discover now