O Julgamento

1 0 0
                                    

Julgamento. Uma palavra que carrega o peso de olhares cruéis e palavras não ditas, mas implícitas em sorrisos falsos e cochichos. Vivemos em uma sociedade que, em vez de estender a mão, prefere apontar o dedo. Em vez de oferecer apoio, a gente se diverte vendo as falhas dos outros. Por quê? Vivemos em um show de Truman? Pelo visto julgar é mais fácil e conveniente. É a maneira mais rápida de se sentir superior sem ter o trabalho de realmente se importar com alguém.

Onde estão essas pessoas quando é hora de ajudar? Onde estão quando o outro está à beira do precipício, precisando apenas de uma palavra de conforto, de uma mão estendida? Não estão lá. Porque ajudar exige empatia. Exige a coragem de sair da própria bolha de autossatisfação e se envolver com a dor do outro. E isso, para muitos, é um esforço grande demais. O julgamento cruel é a arma dos covardes, daqueles que não têm coragem de enfrentar seus próprios demônios e, em vez disso, escolhem se alimentar das quedas alheias.

E há mais. Acredito que muitas vezes, essas pessoas que julgam com tanto fervor estão, na verdade, lidando com seus próprios desejos não realizados. O julgamento torna-se, então, um disfarce para a inveja, para o arrependimento de não ter tido a ousadia de fazer diferente.

É curioso como os maiores críticos são frequentemente os mesmos que pregam o amor ao próximo e a compaixão, não é ironico? Falam alto que "todo mundo erra, somos imperfeitos", mas, no "off", não hesitam em criticar pelas costas e alimentar fofocas, que hipocrisia! Quem essas pessoas acham que são? Se acham perfeitas, ou como se fossem Deus, com o direito de julgar? Agem como se fossem superiores, mas só mostram que não vivem de acordo com o que pregam.

Se essas pessoas realmente se importassem, se tivessem um pingo de compaixão, evitariam olhares de desprezo, o silêncio e a distância. Entenderiam que todos erramos e tropeçamos e que, nesses momentos, o que mais precisamos não são mais pedras, mas alguém que nos ajude a levantar. Como diria o Grupo Revelação: "Todo mundo erra!". E sempre vai errar.

No fim das contas, é fácil ser cruel. Difícil mesmo é ter coragem para ser humano.

Autodestruição (meus pensamentos)Onde histórias criam vida. Descubra agora