Um desabafo sobre a invisibilidade

1 0 0
                                    

Ando refletindo muito sobre a invisibilidade, algo que, por vezes, passa despercebido até por aqueles que dizem se importar. Se você já esteve nesse lugar, sabe bem do que estou falando. É aquele vazio que surge quando, em meio a tantas pessoas, você se sente invisível. Não importa quantas vezes você levante a mão ou tente se fazer ouvir... ninguém vê ou ouve.

Desde que o mundo é mundo, somos seres sociais. Nossa sobrevivência sempre esteve atrelada a viver em comunidade, a criar laços, a nos conectar uns aos outros. Faz parte de quem somos, de como crescemos e nos desenvolvemos. É quase instintiva essa necessidade de pertencer a algo maior que nós mesmos. No entanto, o que acontece quando as pessoas ao nosso redor esquecem de olhar para o lado? Essas mesmas pessoas que dizem "estou aqui", nos momentos mais fáceis, mas que talvez nem entendam o que é de fato apoiar alguém. Claro, há pessoas que estão passando por seus próprios problemas e, por isso, podem não perceber essa ausência. No entanto, não é dessas pessoas que estou falando. Refiro-me àquelas que de fato escolhem o caminho da indiferença.

Há aqueles que sempre se veem cercados de convites, de sorrisos, de mensagens. Já a nós, excluídos, resta aceitar as migalhas.

Quantas vezes deixamos de notar a importância de um simples olhar ou até mesmo sua ausência? Muitos pregam que devemos nos acolher e encorajar, mas quantas vezes aqueles que sempre são incluídos conseguem perceber o que é, de fato, ser deixado para trás? Coloque-se no lugar do próximo, tire os óculos escuros e comece a olhar à sua volta. As "panelinhas" que se fecham em seus próprios mundos, deixam de lado quem não faz parte. Enquanto essas pessoas trocam risos e conversas, quem está de fora é como se não existisse. A indiferença se alimenta desse conforto de estar entre os seus, de não precisar olhar além do círculo.  É mais fácil ficar no que já é conhecido, não é?

Agora, claro, não devemos nos colocar no papel de "coitadinhos e invisíveis", como se o mundo fosse apenas uma conspiração contra nós. A vida é mais complexa do que isso. Mas é inegável o quanto é difícil tentar lutar para fazer parte de um todo... sem o todo.

Você leu todos os capítulos publicados.

⏰ Última atualização: Oct 15 ⏰

Adicione esta história à sua Biblioteca e seja notificado quando novos capítulos chegarem!

Autodestruição (meus pensamentos)Onde histórias criam vida. Descubra agora