Familia e Seus Problemas

0 0 0
                                    

A mesa de almoço estava posta com todo o capricho de Elena. Ela gostava de receber a família em sua casa, e aquela era uma ocasião especial, um raro momento em que todos os membros da família estavam reunidos. Estavam lá Olivia e Amanda, acompanhadas de Liz, e também as tias de ambas, Martha, Helen, e Judith, além da avó de Olivia e Amanda, Edith. As primas estavam com suas próprias filhas, também adolescentes.

Logo que se acomodaram, as tias e a avó de Olivia começaram a lançar olhares críticos para Liz, que estava no celular. Em vez de compreenderem que a garota estava entretida lendo algo, começaram a cochichar.

“Essas crianças de hoje em dia… sempre grudadas nesses aparelhos,” Helen comentou, em tom de desprezo. “Antigamente, nós éramos mais educadas. Sabíamos respeitar os mais velhos.”

“A Liz é muito mimada, sempre foi,” reclamou Martha, com um olhar de reprovação. “Olivia nunca soube colocar limites.”

Judith acrescentou: “E além disso, parece que tudo tem que ser do jeito dela, né? É manhosa, sempre com as vontades atendidas.”

As primas, observando suas próprias filhas que estavam por perto, fizeram questão de apontar as "qualidades" de suas garotas para as tias, insinuando comparações com Liz. “Minhas meninas são tão educadas e esforçadas,” disse uma delas, olhando de lado para Olivia. “Acho que é questão de ensinar direito desde cedo, né?”

Olivia respirou fundo, claramente chateada. Amanda ao seu lado também demonstrava seu desconforto. Elena, que estava ouvindo, franziu o rosto, desgostosa com os comentários, mas tentou manter a calma.

“Liz é muito mais inteligente do que qualquer uma das filhas de vocês,” Olivia finalmente disse, com um tom firme, sem se intimidar. “Ela tem apenas 16 anos e já terminou a escola. Quantas delas conseguiram fazer isso?”

As tias e primas se entreolharam, algumas bufando. Martha respondeu, irritada: “Ser inteligente é uma coisa, mas saber se comportar é outra. Afinal, o que adianta inteligência sem educação?”

Amanda não aguentou e entrou na conversa para defender Liz. “Liz é uma menina educada, sim. Ela só é diferente de outras garotas da idade dela, e isso é algo positivo. Ela não precisa ser como as outras para ser admirada.”

Nesse momento, a filha de uma das primas de Amanda e Olivia — a que mais parecia ter implicância com Liz — soltou, com desdém: “Ué, mas Liz não tem boca para se defender?”

Liz ergueu o olhar do celular, séria, mas calma. Respirou fundo e, pela primeira vez naquela tarde, resolveu responder.

“Eu não estava no celular só por estar, eu estava lendo. Gosto de usar meu tempo para aprender, para ler sobre coisas que me interessam. Só porque não sou como vocês, não significa que sou menos educada ou menos respeitosa.”

Ela lançou um olhar direto para as tias e as primas. “Tenho certeza que minha mãe e minha tia Olivia me criaram bem, e não preciso me desculpar por gostar de coisas diferentes. Eu leio, sim, e isso me faz feliz. Também assisto a filmes, e tenho minhas paixões por histórias que me ensinam algo.”

A filha de uma das primas olhou para ela, interessada, mas não disse nada. Enquanto isso, as tias e a avó tentaram, em vão, reprimir um comentário, mas Amanda foi mais rápida: “Liz é quem ela é. Vocês podem não gostar ou não entender, mas ela é uma jovem incrível e mais capaz do que imaginam. E, sinceramente, nós temos muito orgulho dela.”

A resposta direta e sincera de Liz fez com que a sala caísse em um silêncio desconfortável, enquanto Elena, Olivia e Amanda trocavam olhares satisfeitos, vendo que Liz soubera se defender e, ao mesmo tempo, reafirmar seu valor sem descer ao nível das críticas infundadas. Mas não adiantou muito.

{♡}
Vocês concordam com as parentes das Rollins?
Comentem, Comente,Comentem,Comentem

Minha MeninaOnde histórias criam vida. Descubra agora