Após meu encontro com a voz de Deus, eu senti como se estivesse carregando uma nova força dentro de mim, algo que me preenchia e me dava segurança em cada passo. Mas a vida, como logo descobri, não se torna perfeita apenas porque encontramos a fé. A fé nos fortalece, mas ela também é testada. E, naquela fase da minha vida, esses testes vieram de forma intensa e inesperada. Deus parecia me chamar para algo maior, mas, ao mesmo tempo, estava me preparando para enfrentar o que viria.
As primeiras provações chegaram no meu trabalho. Eu estava em um cargo que parecia estável e que sempre me deu orgulho, mas, em uma semana turbulenta, mudanças internas me colocaram à prova. O ambiente se tornou competitivo e hostil, e me vi envolvida em disputas que nunca haviam feito parte do meu propósito. Havia pessoas novas com visões diferentes e, no meio de tudo isso, senti que minhas contribuições eram cada vez mais desvalorizadas.
No começo, tentei ignorar essa sensação de injustiça. Pensava que Deus estava me ensinando a ter humildade, a aceitar as circunstâncias e a confiar. Porém, cada dia parecia uma batalha. Era como se tudo ao meu redor estivesse me pressionando, e eu me perguntava por quanto tempo conseguiria aguentar. Em minhas orações, pedi que Deus me ajudasse a entender o que estava acontecendo, e foi nesse período que comecei a ver as lutas e provações como formas de moldar minha fé.
Em um momento particularmente difícil, fui chamada para uma reunião com meu novo supervisor, que me informou que minha posição estava em "avaliação" e que minha permanência dependia dos próximos meses. Aquela notícia me pegou de surpresa e senti como se o chão se abrisse debaixo de mim. Naquela noite, ao chegar em casa, desabei. Tudo o que eu havia conquistado parecia se esvair, e por mais que eu tentasse me manter firme, o medo tomou conta. E, na minha angústia, perguntei a Deus: "Por que isso está acontecendo, se o Senhor disse que me guiaria?"
Senti que o silêncio era a resposta. Um silêncio profundo que, ao invés de me trazer paz, me deixou ainda mais aflita. Mas, no fundo, sabia que aquele momento não era sobre respostas imediatas. Ele estava testando minha confiança, vendo até onde eu realmente acreditava em Suas promessas. Lembrei-me da voz suave que escutei naquela noite de adoração, de Suas palavras dizendo que me guiaria. Naquela noite, refiz minha oração e disse: "Deus, eu confio em Ti, mesmo sem entender. Ajuda-me a suportar essa dor e a seguir em frente."
As semanas seguintes trouxeram mais desafios, mas, aos poucos, fui percebendo que Deus estava moldando meu caráter. No trabalho, em vez de lutar contra os desafios, eu me concentrei em fazer o meu melhor e em tratar as pessoas com o respeito e a bondade que Deus me ensinara. Foi um período de grande esforço, mas também de aprendizado. A cada nova dificuldade, eu tentava me lembrar de que Deus estava ao meu lado, mesmo quando tudo parecia incerto.
Em meio a essa luta profissional, uma outra prova apareceu, dessa vez envolvendo minha família. Minha mãe, que sempre fora meu apoio em tudo, começou a ter problemas de saúde. A princípio, parecia algo simples, mas logo se tornou claro que era mais grave do que imaginávamos. As idas aos médicos se tornaram constantes, e os diagnósticos pareciam se complicar a cada exame.
Eu estava exausta. Sentia que as lutas vinham de todos os lados, e, muitas vezes, me pegava questionando se realmente era forte o suficiente para passar por tudo aquilo. Em alguns dias, a dor e o medo eram tão intensos que mal conseguia me levantar da cama. Mas, em outros momentos, era como se uma nova força surgisse, como se Deus estivesse me dizendo: "Eu estou aqui, não desista."
Essas palavras eram como um bálsamo que acalmava minha alma e me fazia levantar e continuar, mesmo que eu ainda estivesse carregando um peso enorme. Aos poucos, entendi que a fé não elimina as dificuldades, mas nos ajuda a suportá-las. A cada noite de oração, parecia que Ele renovava minha força, colocando em meu coração uma esperança silenciosa, uma certeza de que aquilo tudo tinha um propósito maior.
Durante esse período, um versículo da Bíblia me veio à mente inúmeras vezes, algo que o pastor havia mencionado certa vez: "No mundo tereis aflições; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." Passei a me agarrar a essas palavras, entendendo que as provações faziam parte do meu caminho, e que era nesses momentos que a minha fé seria purificada e fortalecida.
Com o tempo, a situação no trabalho foi se estabilizando. Comecei a receber mais reconhecimento por minha dedicação e, depois de alguns meses de incertezas, fui efetivada em um cargo mais alto do que o que eu havia perdido. Foi uma vitória inesperada, mas também uma lição de que Deus trabalha em silêncio, às vezes de formas que não entendemos de imediato. Ele usou aquela situação para me ensinar sobre resiliência, sobre a importância de manter a fé mesmo quando tudo parece perdido.
Minha mãe também começou a melhorar, depois de um longo período de tratamentos e cuidados. Eu sabia que aqueles momentos de luta e dor deixaram marcas, mas também trouxeram ensinamentos preciosos. Aprendi a valorizá-la ainda mais, a cuidar dela com o mesmo amor com que ela cuidou de mim durante toda a minha vida.
Nesse período, compreendi que as lutas e provações não eram punições ou obstáculos sem sentido, mas formas de fortalecer minha alma, de moldar meu coração para que eu pudesse ser alguém melhor e mais preparada para cumprir o propósito que Deus tinha para mim. Cada dor, cada lágrima e cada desespero foram instrumentos para que eu pudesse crescer na fé e desenvolver um caráter mais resiliente e compassivo.
No final, essas provas me ensinaram que Deus nunca nos abandona, mesmo quando a dor parece insuportável. Ele está presente em cada lágrima e em cada dúvida, sussurrando ao nosso coração que há algo maior do que o sofrimento imediato, um propósito que Ele está construindo dentro de nós. Aprendi que a verdadeira fé não é aquela que busca evitar o sofrimento, mas aquela que se fortalece e permanece, mesmo em meio à tempestade.
Hoje, ao olhar para trás, vejo que essas lutas foram necessárias para me tornar a pessoa que sou agora. Ainda há muito a aprender, mas sei que, com Deus, posso enfrentar qualquer coisa. Ele me ensinou a valorizar a vida, a confiar, a amar e a perseverar. E, embora novas provações possam surgir, tenho certeza de que nunca mais estarei sozinha. Ele me mostrou que, mesmo na dor, Ele está comigo, moldando meu coração para que eu possa ser luz onde quer que eu esteja.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Meu Encontro com Deus na Minha Vida
Spiritual"Em Meu Encontro com Deus na Minha Vida, Marina, uma mulher que sempre buscou segurança em conquistas materiais e na independência, vê sua vida virar do avesso ao enfrentar perdas, desafios e provações que testam sua força e fé. Em meio a momentos d...