Jasper, mesmo depois de anos no ritmo do restaurante, não havia aprendido a gostar de levantar cedo. No entanto, apesar disso, gostava de manter alguma rotina: Fazer seu café da manhã que, basicamente, se resumia a beber café preto com ovos mexidos e tomate enquanto lia as notícias em seu celular e respondia os e-mails menos estressantes. Então aquecia seu corpo ao fazer barra na armação de metal que havia pago para instalarem no batente da cozinha e, logo após, o banho, começava a se arrumar para o trabalho.
Ele saía de casa às sete e meia da manhã e chegava no Wine & Dine alguns minutos depois. Jasper gostava da trajetória a pé e lhe dava a oportunidade de observar o movimento dos turistas e moradores locais. O clima era agradável, mas com vento o suficiente para bagunçar seu cabelo.
No restaurante, os funcionários chegavam aos poucos, tendo seu tempo para se arrumarem. Jasper não demorou a vestir de dólmã preto e parecer apresentável para o início do dia. Jardany estava ao seu lado quando toda a equipe estava reunida na cozinha do restaurante.
— Sei que parece que estou pressionando vocês e realmente estou. — Jasper, apesar de sua voz não conter urgência, era firme, assim como sua expressão. À sua frente estava a equipe do restaurante, todos devidamente vestidos para suas funções, desde os cozinheiros auxiliares até a funcionária de limpeza. — Mas essa é a minha função, assim como é a função de Jardany manter vocês informados e atentos para manter um padrão de atendimento de qualidade no salão.
Seu olhar foi de Hazel, seu primeiro cozinheiro auxiliar, passando de um por um até Lana, a responsável por manter a limpeza adequada do salão.
— Mesmo que haja ou não agentes Michelin's investigando os restaurantes, devemos visar a qualidade e um padrão agradável a todos. — Seu olhar foi para Alice, uma das responsáveis por atender as mesas. — Com a mudança do menu, preciso que fiquem duas vezes mais atentos às avaliações dos clientes, repassem qualquer reclamação e mantenham a cortesia mesmo que sejam desagradáveis.
— Chefe? — Eva, uma mulher de cachos castanhos avermelhados levantou uma mão, um pouco tímida. Ela era a contratação mais recente como auxiliar. Jasper assentiu para que prosseguisse. — Porquê mudar o menu? Os clientes estavam gostando da seleção.
Jasper não tinha dúvidas disso, as opções eram variadas e inclusiva com a necessidade, sobremesas para intolerantes a lactose e aberto a modificações conforme o gosto do cliente, pratos vegetarianos que não se resumiam a vegetais bonitos e uma carta de vinhos seleta, assim como um bar com uma seleção própria. O Wine & Dine também mudava seu cardápio com a estação, mas mantinha uma base fixa como especialidades tradicionais.
Ele ainda podia lembrar o quanto Jardany e ele demoraram para organizar tudo, as brigas causadas pela falta de sono que resultava em ambos mal conseguindo olhar um para o outro sem trocar farpas mas que, no fim da noite, sempre acabavam em um consenso.
E também... haviam apostado tudo o que tinham naquele projeto, um refúgio para ambos e longe do caos familiar.
— Porque isso incentiva os clientes a voltarem. Pratos tradicionais da Itália são algo realmente bom e, é claro, vamos mantê-los. Isso chama a atenção principalmente dos turistas. — assentiu, mantendo sua explicação o mais concisa possível. — Mas uma variedade tradicional muitos dos outros restaurantes têm, no entanto... pratos únicos, encontrados apenas no Wine & Dine... — Vagamente, usou uma mão para sinalizar a cozinha ao redor deles, mas era claro que se referia a todo o restaurante. — Nos difere dos demais.
— Mas não é perigoso? Arriscar? Podemos perder clientes. — Eva retrucou e Jasper sorriu, uma coisa pequena e educada.
— Sim, mas "não arriscar" nos torna estáticos no tempo e isso é ainda mais perigoso.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Entre Pratos e Sacadas
Storie d'amoreJasper não é um homem perfeccionista, mas como um chefe de cozinha é exigente com os pratos que prepara, ainda mais se isso trazer a primeira estrela michelin para o Marlowe's Wine & Dine. No entanto, entre noites sem dormir e sua recusa de desperdi...