O LIVRO QUE NÃO TINHA UM FIM (parte 2)

1.2K 36 3
                                    

- Tudo bem! - concordou Foguinho. - Posso ir hoje mesmo falar com eles. Mas precisamos saber mais ou menos como deverá ser esse final. - E, voltando se para o Livro, perguntou: - Você pode contar mais um pouco do que suas páginas dizem?

- Claro - respondeu o Livro, todo agradecido. - Os cientistas dizem que o aquecimento da Terra pode provocar falta de água própria para beber, secas, tempestades, ondas de calor, tufões e furacões.

- Nooooooossa, Livro! - espantou se a Garrafa. - Não tem nada de bom na sua história? Será que tem algum jeito de evitar que tudo isso aconteça?

- Infelizmente, não sei! - Disse o Livro. - Depois dessa parte, começam minhas páginas em branco... Não tem mais nada...

- Então é isso! - animou se a Latinha. - Vamos encontrar para ele um final feliz, ensinando às crianças tudo o que se pode fazer para evitar o efeito estufa! Corra lá, Foguinho! Converse com os livros da biblioteca! Com certeza eles têm uma resposta pra isso!

- Tenho uma sugestão! - disse o Vidro. - Com tudo o que aprendemos até agora, enquanto Foguinho vai lá, nós já podemos começar a nossa lista. Vamos criar um capítulo chamado "O que você pode fazer para ajudar o planeta Terra". Que tal?

Todos adoraram a idéia! Foguinho saiu como um raio. Foi direto conversar com seus amigos, os livros, na biblioteca da escola. Enquanto isso, a Garrafa, o Vidro, a revista, a Latinha e o Livro começaram a criar o final da história. Ficou assim:

O QUE VOCÊ PODE FAZER PARA AJUDAR O PLANETA TERRA

1. Plante muitas árvores. Se não puder plantar, cuide das que existem. As árvores diminuem a quantidade de gases perigosos no ar ( principalmente o gás carbônio ), que provocam o efeito estufa.

2. Não queime pneus! Além de poluir o ar, a queima de pneus produz muitos litros de óleo, que contaminam o solo ( quem lembrou essa foi o Vidro, que tinha um amigo pneu ). Pneus usados também não devem ser jogados em rios, terrenos baldios etc. Eles podem ser reciclados e devem ser entregues em locais próprio s para isso.

3. Nunca coloque fogo no mato.

4. Não queime plástico s, pois eles liberam gases poluentes ( a Garrafa adorou este item! ).

Neste ponto, chegou o vagalume de volta. Contou que todos os livros tinham sido muito bacanas, ajudando no que puderam, e que tinham convidado o Livro para ir morar lá, depois que estivesse completo!

ALGUMAS HISTÓRINHASOnde histórias criam vida. Descubra agora