Capa, título e sinopse

1K 84 46
                                    

Capa:
O título desse capítulo já diz tudo. Para fazer um leitor clicar no seu livro, o primeiro a se fazer é uma boa capa. Não importa o quão bem você escreva, o que vai fazer o leitor pegar no seu livro vai ser a capa.

Já ouviu o ditado "nunca julgue um livro pela capa."? Pois é, acontece exatamente ao contrário. TODO mundo, sem exceção, julga um livro pela capa. Eu julgo um livro pela capa!

Então, a primeira coisa a se fazer quando for publicar o seu livro, é fazer uma boa capa. Tem vários editores por aí. O que eu recomendo se você for iniciante nesse negocio é usar um photosop online. Pegue uma imagem que chame bastante atenção no google (que tenha a ver com o seu livro, pelamor), jogue no photoshop, coloque o seu nome ou pseudônimo, o titulo da história, coloque uns efeitos especias e pronto!

(Lembre-se de colocar o formato do wattpad, caso contrário à sua capa ficará cortada pela metade! Não tenho ele de cor, mas é algo próximo aos 900/430)

Título:

Bem, não tenho muito o que dizer sobre isso. Um título intrigante, original e criativo chama a atenção dos leitores, que consequentemente vão querer saber do que a história se trata, o que me leva ao próximo ponto:

Sinopse:

Esse é definitivamente o ponto crucial que vai definir se o leitor vai ler ou não a sua história.

Gramática:

Caras, vocês ficariam de boca aberta se vocês vissem a quantidade de histórias que eu deixei de ler por causa de erros de português.
Não importa quão boa seja a sua capa, o seu título, o enredo, ou sei lá mais o quê, quando bem na sinopse você escreve "derrepente" ou "naturesa" ou mesmo usa gírias e "internetês" (tipo, ao invés de escrever "você", a pessoa escreve "vc". Cara, você esta escrevendo um livro! Não uma mensagem no Whatsapp! :v )

Se você não sabe mesmo escrever certas palavras, ou não acha que seja capaz de escrever uma boa sinopse, peça a algum amigo que saiba escrever para que faça isso  pra você, ou mesmo escreva a sua sinopse na barra de pesquisa do google que ele vai corrigir pra você as palavras erradas.

O seu livro pode ser uma bosta, ser lotado de erros de gramática e não ter graça nenhuma. Mas se a sinopse for boa e estiver gramaticalmente correta, você vai conseguir uma boa quantidade de leitores.

Tamanho:

Uma sinopse do tamanho ideal vai fazer o seu leitor lê-la ou não.

Se ela estiver muito grande, é bem capaz que o leitor desista na metade! Não é uma boa idéia fazer um resumo de todo o livro. Sinopses servem para você contar o resumo do resumo do resumo do resumo (sem exageros). Conte sobre o que o livro se trata, ou coloque uma frase de algum capitulo que já diz tudo.

Exemplo: "Meu toque é letal. Não se aproxime de mim ao menos que esteja a fim de morrer".

Viram? Bem simples. Apenas por essa sinopse, você já pode deduzir que o livro fala sobre uma pessoa que mata apenas com um toque. Um assassino? Herói? O que ele(a) irá fazer com esse poder? Bem, são essas perguntas que o seu leitor provavelmente irá fazer, despertando assim o interesse dele para a história. Eu particularmente leria sim um livro com essa sinopse. Não vi nenhum erro, não achei longa demais nem curta... pra mim está ótima!

Nunca fale com os leitores! :

Beleza, falar com os leitores é ótimo depois de algum capítulo ou algo do tipo, perguntando o que estão achando, pedindo pra votar e essas coisas... mas nunca, jamais, faça isso em uma sinopse. Além de ser deselegante, fica parecendo que você está desesperado por leitores. Não acho que seja essa impressão que você queira dar logo de cara.

Fale apenas o necessário:

Não dê descrições dos personagens logo na sinopse. Deixe isso pra história. Olhe como fica "sujo":

Exemplo: "Clara é uma garota normal que estuda agronomia no centro do país.  Ela é alta, ruiva e tem olhos claros. Mas tudo muda quando ela conhece Josh, um garoto bonito, forte, cabelos pretos e olhos azuis. O que será que pode rolar entre esses dois tão diferentes mas ao mesmo tempo tão parecidos?"

Ao invés de colocar a descrição dos personagens, use esse espaço para colocar informações que realmente importam. Afinal, você já vai descrevê-los na história!

Exemplo: "Clara é uma garota normal para a sua idade. Ela finalmente foi aceita para a faculdade dos seus sonhos: agronomia. Agora ela vai até o centro do país para realizar o seu sonho, sem distrações, namorados e essas coisas. Até que.... Ela conhece Josh. O que será que pode rolar entre esses dois? Amizade ou algo mais? Será que Clara fará a escolha certa ao desistir do seu sonho por causa de um garoto? Bem, eu acho que não. E você?"

As duas sinopses tem quase o mesmo tamanho. Mas você percebeu quantas coisas eu coloquei no lugar das descrições?

Quero escrever uma história! (HIATUS por vinte e oito dias)Onde histórias criam vida. Descubra agora