Dialogos!

356 34 20
                                    

"Gabriela: Eu não sei não... *coçando a cabeça*. Acho isso muito perigoso.
Josh: Qual é, Gabi, vai ser divertido!
Gabriela: Tá bom, tá bom... Vamos nessa.
Josh dá pulinhos de alegria enquanto puxa Gabi pelo braço e os dois saem saltitando juntos até o penhasco."

Pelamor de Deus, não faça isso nunca mais!!!

Você por acaso já leu um livro onde as falas estão distribuídas assim? Não! Nem o gênero teatral é assim!

"Não? Mas eu li Hamlet e Romeu e Julieta e as frases estavam assim..."

Não, não estavam. Gênero teatral é assim:

" Cena 1 - Pirâmide egípcia:

Heitor (segurando uma pá): Vamos logo, Katarina. Temos que nos apressar caso queiramos chegar naquela tumba antes do anoitecer.

Katarina (arfante): Estou indo o mais rápido que posso, Dr. Heitor. Mas está difícil...

Heitor: Força nessas perninhas finas, Katarina! Você consegue.

Minutos de caminhada depois, eles chegam em um sarcófago.

Heitor: Viu? Conseguimos!

Katarina (empolgada): Sim!

Fim da cena um.

Início da cena dois: A múmia amaldiçoada: "

Viram? Isso é gênero teatral. Não o primeiro!

Há três formas diferentes de escrever os diálogos do seu livro: Forma teatral (como esse exemplo do Egito), forma literária (sim, acabei de inventar essa palavra. Não sou professora de português então não sei como se chama isso :v) , e forma fanfic (que é aceitável)

Vou dar um exemplo igual das três formas:

Forma literária:

- Pegue ele, seus idiotas! - Esbravejou o garoto, irritado, apontando o dedo para a figura loira que fugia desesperadamente dos três brutamontes.

- Vocês nunca me pegarão! - Grita o loiro, cada vez mais distante.

Os três garotos continuam o perseguindo, mas já é tarde demais, e o loiro consegue fugir...

Forma fanfic (geralmente usada no passado, acho...):

"Peguem ele, seus bastardos!" Esbravejou o garoto, irritado, apontando para o garoto loiro.

"Vocês nunca me pegarão!" Gritou o loiro, cada vez mais distante.

Os três garotos continuaram o perseguindo, mas já era tarde e o garoto loiro conseguiu fugir...

Forma teatral:

Garoto 1 (apontando): Peguem ele, seus idiotas!

Garoto 2 (correndo): Vocês nunca me pegarão!

Perseguição dos três garotos atrás do garoto 2.

Garoto 2 consegue fugir.

Conclusão:

Deu pra notar a diferença?

É realmente uma droga ficar lendo esses livros com o nome da pessoa antes da fala. Isso irrita!

Se você for escrever um livro, escolha uma das três formas e pronto! Eu particularmente não gosto de ler na forma teatral, mas ela pelo menos é mais aceitável do que o primeiro exemplo (o da Gabi e do Josh).

"Mas tia Ju... Você acabou de falar que odeia pessoas que colocam o nome do personagem antes das falas, mas a forma teatral é exatamente isso!"

Sim, é. Mas é diferente! Essa forma de colocar o nome dos personagens na frente da fala e depois escrever como se fosse um livro literário comum não existe! Eu aposto minha conta no wattpad que você nunca leu um livro físico que está escrito dessa maneira.

Então por favor, caro escritor (ou futuro escritor, sla.-.) não escreva o seu livro assim!

"Você é muito exigente! Qual é o problema de escrever o meu livro assim? Todo mundo aqui escreve desse jeito, e continua sendo famoso!"

Eu não estou te obrigando a nada, meu caro. Eu só estou dizendo que é chato ficar lendo assim. Parece que é um rascunho ou sla.

Eu sei, há várias pessoas que escrevem assim que tem até 500k de leituras. Mas já parou pra pensar em como ler um livro assim é repetitivo? O que custa colocar um mísero travessão antes e depois da fala?

É bem mais fácil do que ficar escrevendo o nome da pessoa toda vez que ela for falar alguma coisa, não acha?

Quero escrever uma história! (HIATUS por vinte e oito dias)Onde histórias criam vida. Descubra agora