O MAIOR ESPETÁCULODA HISTÓRIA

34 1 0
                                    


Atos dos Apóstolos: 2. 5. Habitavam então em Jerusalém judeus, homens piedosos, de todas as nações que há debaixo do céu. 6. Ouvindo-se, pois, aquele ruído, ajuntou-se a multidão; e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua. - Bíblia JFA Offline

O maior espetáculo da história e do mundo ocorreu a mais de 2. 000 anos a trás. Para tal acontecimento Deus já vinha preparando a humanidade para o sucesso total de tal evento. Da primeira diáspora ao surgimento do poderio do Império Romano.
Logo no começo quando o homem comeu o fruto da sabedoria do conhecimento do bem e do mal, após exortação de Deus, seguido das consequências do ato pecaminoso, fora prometido ao homem que a semente da mulher esmagaria a cabeça da serpente enganadora e, ao prover vestimenta para o casal, Deus em um ato profético concede vestuários de pele de um animal apontando para o "Maior Espetáculo da História".
O objetivo de nosso Deus era mostrar ao homem o quanto o mesmo está a sofrer por não reconhecer as vantagens de depender única e exclusivamente da graça de Deus.
Ao longo das narrativas bíblicas temos constatado a rebeldia do povo de Israel quanto a necessidade de confiar no Senhor, desde a caminhada no deserto, até pedirem um rei tal como as nações gentilicas, renegando assim, a dependência do Senhor.

1 Samuel: 8. 5. e lhe disseram: Eis que já estás velho, e teus filhos não andam nos teus caminhos. Constitui-nos, pois, agora um rei para nos julgar, como o têm todas as nações. - Bíblia JFA Offline

Por conta destas rebeldia, tanto como as aderências de costumes pagãos tais como adoração a ídolos, imagens feitas de madeira e pedra e ouro, tendo boca porém não falam; tem pés, porém não andam, tem mãos porém não apalpam nem seguram; foi graças a falta de entrega total a Deus, que o povo eleito, fora espalhado entre as nações sendo levado cativos onde, ali chegando estabeleceram comunidades judaicas tornando-se fragmentos de nação sem pátria, e no exílio, muitos se arrependiam, porém, Deus os mantinha em terras estranhas para que através de suas vidas o mundo viesse a conhecer o verdadeiro Deus que fez a terra e os céus.

Neemias: 1. 8. Lembra-te, pois, da palavra que ordenaste a teu servo Moisés, dizendo: Se vós transgredirdes, eu vos espalharei por entre os povos; 9. mas se vos converterdes a mim, e guardardes os meus mandamentos e os cumprirdes, ainda que os vossos rejeitados estejam na extremidade do céu, de lá os ajuntarei e os trarei para o lugar que tenho escolhido para ali fazer habitar o meu nome. - Bíblia JFA Offline

Quando estudamos a história do homem percebemos que o mesmo sempre viveu embebecido na religiosidade e a mesma, apresenta-se de várias formas e rituais dos mais variados, porém, um diferencial sempre esteve presente nas grandes religiões: o sacrifício com sangue, e isto muito antes de Deus conceber através de Moises as leis ritualística dos sacrifícios.
Ao ler-se a Lei de Moisés, da a entender que Moisés copiara as práticas dos povos gentios como a dizer que, Deus, teria necessidade de copiar e imitar os deuses dos povos gentios. Na verdade, a Lei foi dada baseando-se, não nos costumes das religiões gentias, mais sim, na necessidade que o homem tinha de externar sua religiosidade através de rituais (dança, estereótipo, ritual, dedicação, e entrega a um deus que o mesmo pensava conhecer e agrada-lo, no intuito de preencher o vazio da alma. Pois bem, foi pensando nesta falácia humana que Deus preparou o ambiente durante os séculos para que o homem soubesse, e aprendesse o que realmente era dedicação a um deus, não apenas na aparência, costumes e tradições, mas sim em uma entrega total.
Uma vez preparado o ambiente, muitos dos religiosos (Judeus e prosélitos*) estavam espalhados pelos quatro canto do mundo, várias línguas, porém uma só adoração sob a Lei dos Judeus. Uma lei que consistia em um sacrificante, um sacrificador e um
sacrifício.

Hebreus: 10. 4. porque é impossível que o sangue de touros e de bodes tire pecados. - Bíblia JFA Offline

Ambos segundo a Lei deveriam ser irrepreensíveis, (o sacrifício e o sacrificado para que o sacrificante pudesse ser purificado), porém, era impossível que o sangue de bodes e touros pudessem limpar a alma de uma pessoa pecadora. O próprio sacerdote que imolava a oferta apesar de seguir todo o ritual de purificação ainda estava imperfeito, isto implica que o suposto ritual copiado dos gentios deixava muito a desejar e na plenitude dos tempos, o verdadeiro sacrifício seria realizado diante de todos os representantes das Nações do mundo de então.

Hebreus: 7. 3. sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas feito semelhante ao Filho de Deus), permanece sacerdote para sempre. - Bíblia JFA Offline

O verdadeiro sacrifício com um sacerdote perfeito sem genealogia, da ordem de Melquizedeque, um cordeiro sem mancha imaculado sem ossos quebrados, sem pecado. Eis ai o maior espetáculo da Terra: a remissão do homem pecador onde toda religião teve o seu fim mediante ao verdadeiro sacrifício . Agora, pela fé todos nós podemos ter acesso a Deus Pai através do sacrifício vigário de Nosso Senhor Jesus Cristo. Pois é necessário que os que creem em Deus busque-O através da Pessoa bendita de Nosso Senhor Jesus Cristo.

João: 14. 10. Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, é quem faz as suas obras. - Bíblia JFA Offline

Os rituais Judaicos são dotados de vários simbolismos. Tais simbolismos tem como primazia direcionar o povo a manter sempre em mente a necessidade de não esquecerem do verdadeiro Deus que os tirou da terra de servidão , o Egito. A cada gestual, cada passo, sua alimentação e tudo o mais na vida diária, era confirmando a terem sempre em mente o verdadeiro Deus criador do céu e da terra. Três destas festas são relativamente significativas sem tirar os méritos das demais, são elas: a Festa da Páscoa a Festa de Pentecostes, a Festa das Cabanas, para estas três, uma em particular merece um estudo especifico de contemplação, devido ao simbolismo **Pretérito-profético-escatológico que ambas apresentam. Porém, iremos nos deter mais detalhadamente na Páscoa por ser nosso assunto de cerne em virtude a influência que a mesma tem causado em nossa cultura ocidental no campo comercial-religioso.

O MAIOR ESPETÁCULO DA HISTÓRIA :Cristo  a nossa Páscoa.Onde histórias criam vida. Descubra agora