A páscoa da cristandade

9 1 0
                                    


A páscoa cristã é um acontecimento religioso pelo qual se pretende celebrar a ressurreição de Cristo, lembrando os fatos históricos de seus sofrimentos. É precedida pela quaresma: da quarta-feira de cinzas até o que se convencionou chamar domingo da ressurreição.
O estabelecimento da data da páscoa para a cristandade está, pois, ligado à festa pagã do carnaval, no calendário católico romano. Esse fato problematiza a celebração dessa solenidade (Páscoa)  por parte dos evangélicos, más a questão primordial,  e  o mais agravante hoje em dia,  é o esvaziamento do sentido causado pelo comércio dos ovos de chocolate.
Os coelhos e os ovos de páscoa surgiram com influência dos povos nórdicos, notadamente os anglo-saxões que comemoravam a entrada da primavera com festas com festas e folguedos, usando o coelho como símbolo da vida e da fertilidade que a primavera anuncia em sua passagem.
Os antigos chineses também comemoram a entrada da primavera, mas substituíam o coelho pelo ovo, mantendo a mesma simbologia introduzida pelos povos nórdicos.
Essas tradições pagãs milenares foram introduzidas oficialmente pela igreja Romana em 1215, nas comemorações da Páscoa, e passaram a significar a ressurreição, esperança É fraternidade.
A princípio os ovos pintados eram de galinha ou de pata. Mais tarde, apareceram ovos mais aprimorado, os quais eram feitos de madeira ou cera.
Em 1828, na Europa, desenvolveu-se a indústria de chocolate, quando surgiram O primeiros ovos de chocolate.
Foi no início do século 20 que os ovos de páscoa enfeitados apareceram. Na década de 20, chegaram de Paris ovos de chocolate decorados com papéis e fitas. Ultimamente, surgiu, o Pascoal, um boneco de chocolate que se une aos u demais símbolos para afastar o Senhor Jesus da mente dos homens. Jesus é O principal elemento profético da páscoa.
Infelizmente podemos perceber que para muitos que se dizem evangélicos a Páscoa é sinônimo de coelho e de ovos de chocolate e nada mais.

O MAIOR ESPETÁCULO DA HISTÓRIA :Cristo  a nossa Páscoa.Onde histórias criam vida. Descubra agora