INTRODUÇÃO

2.4K 69 3
                                    


  Aristóteles foi talvez o primeiro e o maior dos polígrafos. Sabe-se que escreveuacerca de tudo, do formato das conchas do mar à esterilidade, de especulaçõessobre a natureza da alma à meteorologia, poesia, arte e até mesmo sobreinterpretação de sonhos. Diz-se que revolucionou todos os campos deconhecimento que tocou (com exceção da matemática, em que Platão e opensamento platônico permaneceram absolutos). Acima de tudo, a ele se atribuia fundação da lógica.Quando Aristóteles primeiro dividiu o conhecimento humano em categoriasisoladas, possibilitou que nossa maneira de entender o mundo se desenvolvesse deforma sistemática. Nos séculos recentes, porém, esse conhecimento se expandiua tal ponto que passou a ser seriamente prejudicado por essa categorização. Essessistemas de pensamento permitiram que o conhecimento se desenvolvesseapenas ao longo de certos caminhos predeterminados, muitos dos quais corriam orisco de se esgotar. Foi necessária uma abordagem radicalmente diferente. Aconseqüência é o moderno mundo da ciência.O fato de que tenhamos demorado mais de vinte séculos para descobrir essaslimitações no pensamento de Aristóteles serve apenas para demonstrar suaoriginalidade sem paralelo. Até mesmo a morte do pensamento aristotélico deuorigem a muitas questões filosóficas fascinantes. Quantas mais dessas limitaçõestemos ainda que descobrir? Qual o grau de perigo dessas falhas em nossa formade pensar? E o que exatamente elas nos impedem de aprender?  

Aristóteles em 90 minutosOnde histórias criam vida. Descubra agora