Conversando Com o Exterior

318 22 9
                                    

[Segundo semestre de 2007] O clima da Record está bem tenso. Existem vários boatos surgindo sobre a sede demitir ou mover alguns jornalistas para o Rio, por causa dos Jogos Pan-americanos que está ocorrendo por lá. É a primeira grande cobertura que a emissora faz para esportes. E isso está enchendo a minha cabeça.

Mas acho que você não está interessado nisso. Quer saber de mim e do Leon, não é?

Bom, O nosso relacionamento está bem firme, sério. Há alguns dias eu fui visitar o Leon, em Belo Horizonte, e, ao chegar na porta. Fiquei surpresa ao ouvir ele falando inglês, sendo que não tinha ninguém em casa. Bati na porta e ele me atende, de forma que parecia constrangido com a minha presença.

Depois que eu fui ver a câmera apontada para a parede. Como namorada e um pouco ciumenta, claro que eu entendi que seria outra coisa.

- Quê isso, mulher? Você acha que eu faço esse tipo de coisa? - Respondeu -Isso é para o YouTube. Lembra que eu tinha te falado que tenho um canal nesse site?

Eu lembro dele ter falado de um site que ele tinha, onde ele fala com o público do exterior. Mas não sabia que ele, literalmente, fala para o povo de fora.

- Então você faz vídeos? - Perguntei, embora a cena já fosse óbvia - Pensava que era um blog ou algo desse tipo.
- Não. Eu gosto de fazer vídeos. É um passatempo para mim. Eu falo algumas coisas que acho que serão interessantes, pego os melhores momentos, corto os inúteis e posto!

Ele falou com uma tanta empolgação que até pensei que já estava fazendo algum sucesso.

- E você recebe algo em troca? Tem alguma audiência?
- (pausa) Não. Não ganho nada. - Disse, se assentando no sofá da sala. - Mas os criadores do YouTube estão pensando em começar a fazer com que os produtores de conteúdo, como eu, possam ganhar algo com isso. Mas o jeito é esperar.
- E alguém assiste o que você posta?
- Assim.(pausa) Não consigo muita coisa. Só umas 20, 50 visualizações. E maioria delas são das mesmas pessoas ou minhas, então... Mas como eu não quero ganhar nada, não preciso de muita audiência.

Ok, deu uma dó de ver o Leon meio triste daquele jeito. Então fui consolá-lo.

- Desculpa, tá? Eu não sabia que era importante. - Falei, o abraçando.
- E não importante. Eu apenas gosto de fazer vídeos. É o que eu faço para passar o tempo. Pelo menos eu acabo aprendendo a editar. - Falou, enquanto deitava no meu colo, já que eu mexia no cabelo dele (E ele gosta muito disso).
- Quer uma dica?
- Fala.
- Tenta fazer vídeos para o público brasileiro. Você fala bem e tem ótimos temas. Eu acho que eles gostarão de você.
- Ah, não sei, meu bem. Será que isso poderia dar certo?
- Não custa tentar. - Respondi, dando um selinho. Um brilho nos olhos se instalava no seu rosto. - Mas agora, você não estava fazendo um vídeo para a sua conta?
- É mesmo! Mas antes, posso te pedir algo? - Disse, manhoso.
- O quê?
- Mexe mais no meu cabelo? Esse treco é muito bom. - E eu atendi. Eu não podia resistir a um pedido desses, não é mesmo?

.
.
.
[Nota: O canal feito para o público fora do Brasil realmente existiu. Foi o primeiro canal do Leon no YouTube. Porém não temos mais acesso à ele, pois o Leon o apagou a conta ainda antes de criar o Lreporta, que foi feito para o público brasileiro.]

Diário de Nilce Moretto - 2007Onde histórias criam vida. Descubra agora