Usar mais que uma fonte parece algo simples, mas só parece. Um errinho ali na escolha ou na disposição e tudo sai fora do eixo. Falando em sair fora do eixo, a palavra chave de todo design bem sucedido é equilíbrio. No caso, algo que chamamos de equilíbrio gráfico.Mas como equilibrar fontes? O segredo vêm daquela famosa frase "os opostos se atraem". Não concordo com a frase no sentido de relações pessoais, mas ela é perfeita quando falamos de fontes!
Hum, mas como saber qual fonte é o oposto daquela que eu já escolhi e amei? Eu não posso fazer tudo na mesma fonte? Como eu vou saber quais são as características da minha fonte para saber o oposto? Socorro?!
Calma, uma coisa por vez! Vou começar com exemplos, já que nesse caso é mais fácil vizualizar do que só ler e tentar imaginar. Dessa vez resolvi usar capas de livros mesmo e escolhi só romances porque são os que mais fazem combinações de fontes.
A primeira e a segunha linha de capas, apesar de usarem mais de uma fonte, têm um diferencial. Na primeira linha, duas fontes distintas foram usadas no mesmo título; já na segunda linha, uma fonte foi usada para o nome do autor ou da autora e outra foi usada no título. Todas usaram fontes diferentes, mas há algo em comum: o equilíbrio feito pelas fontes serem bem diferentes entre as outras!
Na maioria desses casos é fácil ver a diferença entre as fontes: cursiva (a que parece letra de mão) e não-cursiva, fontes mais finas combinadas com fontes mais grossas, letra maíscula combinada com letra minúscula, fontes mais redondinhas combinadas com fontes com traço mais reto e por aí vai. Algumas dessas até usam três fontes diversas: The Grand Sophy, Landline e Sweet Little Lies. Nesse caso as terceiras fontes foram usadas para detalhes menores, como resenhas ou avisos de best seller (fontes mais finas, retas, sem muitos elementos são ótimas em questão de legibilidade em textos pequenos). Contudo, vocês vão ver que a terceira capa da primeira linha, A Passion For Paris, não usa fontes tão diferentes assim. A combinação se dá pelas formas! A fonte em "Paris" tem detalhes bem distintos da fonte usada nos outros elementos. Ela tem curvas, uma diferença de grossura nos traços das letras, o que a faz distinta e combina com a outra, apesar de, à primeira vista, não parecer muito diferente.
Então, primeiro passo: identifique sua primeira fonte escolhida. Ela é grossa, fina, tem detalhes nas perninhas (a gente chama esses tracinhos de serifa!) ou não, tem bastante curvas ou é bem reta? Dependendo dessa fonte, você escolhe a segunda, sempre se baseando pelos opostos e sempre analizando se há legibilidade.
Uma dica: fontes muito parecidas entre si vão acabar dando um desconforto, como se houvesse um erro e alguém mudou a fonte sem perceber. É bom ter contraste entre elas! Se você consegue as diferenciar completamente, você está indo pelo caminho certo.
Outra dica muito preciosa, quase um truque para você se dar bem: Google Fonts.
O Google Fonts é uma ferramenta bem usada por web designers, simplesmente porque há uma grande coleção de fontes otimizadas para internet e também códigos HTML para seu uso. Mas a parte mais importante para nós é essa acima: as opções de combinações populares de fontes. Então, se você já escolheu a primeira fonte, vá para o Google Fonts, tente achar sua fonte lá (ou alguma parecida) e é só ver as combinações populares para ela! Pode te dar uma luz se você estiver perdido.
Lembre-se também se buscar por referências. Procurar capas de outros livros, filmes e etc para se inspirar não é plágio se você fizer do seu jeito, só buscando inspirações para fazer o que já funcionou e acabar usando a mesma receita de sucesso. Se você estiver perdido, pode te ajudar e muito!
Se errar, lembre-se, você pode fazer de novo até acertar. Não é como se você tivesse apenas uma chance!
Nos próximos capítulos, vou falar mais sobre cores e sobre como fugir do clichê! Qualquer dúvida, deixe um comentário.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Julgue um livro pela capa sim!
Phi Hư CấuUm guia prático de conceitos de design para você fazer a melhor capa possível para sua história! #3 em Não Ficção! ♡