Ok, não é fácil fazer uma capa boa, legível, agradável aos olhos e ORIGINAL. Simplesmente porque a originalidade é sua ideia principal, é algo que você precisa ter antes de colocar a mão na massa (ou quem sabe você pode ter um click no meio do processo e dar uma de gênio). Mas como ser original? Como não deixar sua capa ser apenas mais uma parecida com tantas outras? Não é fácil eu dar essas dicas, já que muitas vezes não sou o exemplo perfeito da originalidade - tem dias que a gente simplesmente não consegue sair do comum - mas tentarei dar alguns conselhos e espero que sejam úteis.1. Pesquise referências.
Ué? Como assim pesquisar referências vai me fazer ter ideias originais? A resposta é simples: porque você vai buscar por inspiração e não por algo para copiar. Um exemplo prático: você quer fazer uma capa bem legal para uma história de suspense envolvendo uma criança desaparecida, mas você está na dívida de por onde começar. O que você pode fazer? Vai no Google ou em qualquer outro site de busca e coloca "livro de suspense" (ou "thriller book" se você seguir aquela dica que eu sei de procurar usando termos em inglês). Provavelmente vão aparecer livros famosos e respectivamente suas capas. Você vai notar que as capas são cheias de mistério e isso, no mundo do design, geralmente se traduz em cores mais sóbrias e escuras, nada muito colorido e claro, letras nada muito fofinhas e imagens que deixam bastante pra imaginação. Olha:
Agora você deve estar se perguntando aí: como eu vou fugir do clichê e ser original? Devo fazer uma capa completamente oposta a isso? A resposta é não. Afinal, uma capa de suspense precisa passar o suspense, precisa desse mistério, de imagens e fontes que não passem muita clareza. Fugir do cliché não é fazer completamente o oposto e acabar confundindo as pessoas em relação ao tema do seu livro.
Deixa eu explicar isso melhor. Pensa em uma receita de bolo tradicional. Precisa de farinha, ovos, açúcar, manteiga, leite e fermento. Mas existem várias outras receitas para bolo incluindo ou tirando algum desses elementos. Por exemplo, bolo de cenoura, bolo de chocolate, bolo de baunilha com recheio de doce de leite, bolo de milho, bolo com farinha de arroz ao invés de farinha de trigo, bolo sem ovo, bolo de tudo quanto é jeito. Mas o bolo nunca deixa de ser bolo, não importa o quanto "fujam do cliché" na receita. Imagina que chato se só tivesse bolo simples, "bolo de bolo"? Se ninguém nunca tivesse ousado? É o que você precisa fazer. Você tem o básico, você sabe o assunto do seu livro e sabe que no final precisa ser uma capa que remeta àquele assunto, mas você pode ver referências e se inspirar e colocar seu toque pessoal, fazer algo completamente novo!
Por isso ver referências é importante. Referências são guias de capas que deram certo, não é para você copiar nada e sim saber por qual caminho ir. E ver referências também é bom para que você não acabe fazendo a mesma ideia de outra pessoa, o que só te deixaria no senso comum, sem nenhuma originalidade.
2. Repare mais em tudo à sua volta!
Uma coisa que não entendo são pessoas que não reparam no que está em volta delas! Por exemplo, alguns meses atrás me desafiei a fazer patterns/padrões geométricos. Um dia voltando para casa vi que uma casa na minha rua tinha azulejos que formavam um padrão geométrico, então acabei pegando a ideia de como montar o padrão para que ele se repetisse sem problemas. Isso foi inspiração para mais uma pattern.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Julgue um livro pela capa sim!
Non-FictionUm guia prático de conceitos de design para você fazer a melhor capa possível para sua história! #3 em Não Ficção! ♡