Por acaso você já viu uma propaganda e, antes mesmo que aparecer o nome da marca ou o produto, você já sabia de quem era? Pois isso já aconteceu comigo e provavelmente com muita gente que liga para identidade de marcas. Não, não somos videntes. O que acontece nesse caso é que a marca tem uma identidade tão forte e é sempre tão consistente que podemos reconhecê-la pela cor, pela fonte ou pelo estilo de propaganda. Achou difícil? Trouxe alguns exemplos de algumas propagandas ousadas de marcas fortes que decidiram simplesmente não colocar nenhum logotipo ou nome da marca. Você sabe reconhecer todas elas?
Ok, tenho quase certeza que você soube reconhecer todas essas marcas, mas agora você deve estar se perguntando por que você consegue reconhecer tão facilmente sem nem ao menos ter um nome, um logo?
Vamos lá, propaganda número 1. Pra quem ainda não sabe, é uma propaganda do banco Itaú. Sabe por que é tão óbvio? Em primeiro lugar: as cores. O Itaú SEMPRE usa azul, laranja e amarelo, sempre esses tons. Segundo lugar: a forma desse quadrado com os cantos arredondados que simplesmente é o logo deles sem ter o escrito no meio. Terceiro lugar e menos óbvio: a tipografia. Eles sempre usam a mesma. O Itaú é uma das marcas mais consistentes em termos de identidade no Brasil e eu comecei esse capítulo pensando neles porque uma vez apareceu uma propaganda na TV e eram pessoas trabalhando, estudando, etc e, antes da revelação do nome da empresa, eu já sabia que era do Itaú porque praticamente tudo era laranja e azul.
Número 2. Essa eu já esperava que seria óbvia, mas essa campanha do McDonald's é uma das mais ousadas que já fizeram. Eles simplesmente pegaram um produto super conhecido da rede de fast food, deram um zoom e colocaram esses anúncios em revistas! Sem nada escrito, nada. Além da batata, tem fotos do Sundae, McFish, Big Mac, enfim, os produtos mais famosos deles. E como você sabe que é do McDonald's? Porque a marca é tão consistente no mundo todo que você já reconhece o corte da embalagem da batata frita! E o melhor de tudo: por ser uma marca presente em centenas de países, a propaganda sem nada escrito acaba sendo algo universal também.
Número 3. Esse deram até uma dica colocando a primeira e a última letra do nome. Mas pela fonte do U e do D e pelo verde atrás já dá pra perceber que é da Unimed, não? Se não deu de cara, o texto abaixo, apesar de não citar o nome da empresa, dá uma dica do ramo deles.
Número 4. Dessa vez, um outdoor pela metade com o slogan da marca. E olha que coisa bizarra, mesmo com o outdoor pela metade (propositalmente), nós sabemos exatamente que é uma propaganda de KitKat. Nosso cérebro já conhece o slogan e não precisa dele inteiro mais pra saber que é algo proposital, afinal, a pessoa que estava colando o outdoor foi "dar um break" e comer um KitKat e por isso abandonou o outdoor. A cor, o slogan, a fonte, enfim, tudo nessa campanha de marketing é um sucesso pra quem está familiarizado com a marca.
Número 5. O que eu também esperava que fosse óbvio: o vermelho no fundo e a curva já dizem de qual marca é, não? Se você ainda está pensando: Coca-Cola. Não é impressionante como a Coca-Cola conseguiu fazer uma CURVA parte da sua identidade?
VOCÊ ESTÁ LENDO
Julgue um livro pela capa sim!
Non-FictionUm guia prático de conceitos de design para você fazer a melhor capa possível para sua história! #3 em Não Ficção! ♡