Aquele velho ditado "não julgue um livro pela capa" pode até ser verdadeiro ao se referir a pessoas, mas, em relação a livros, é melhor prestar bem atenção no que a capa tem a dizer. Se você achou isso um tanto pouco preconceituoso, bom, culpe seu cérebro: é ele quem faz todas essas pré-concepções antes que você se dê conta.
Esse guia é para todos os escritores com histórias maravilhosas e capas que fazem possíveis leitores pularem para a próxima história na lista.
Mas quem sou eu para julgar capas? Bom, aqui vai um pouco de mim para você julgar:
Meu nome é Sarah, sou formada em Design Gráfico, mas sempre tive aquela dúvida "será que eu deveria ter prestado vestibular pra Jornalismo?". Isso porque escrever sempre foi o que eu sempre fiz com prazer e sem insegurança. Comecei a escrever histórias por hobby aos 13 anos, mas, aos cinco, eu já havia escrito uma poesia para a turma de alfabetização e ganhado um concurso de desenho sobre ecologia. Prodígio? Nem um pouco. Escrever ou desenhar era minha forma de me expressar, já que nunca fui muito de falar. Escrever está tão ligado à minha personalidade que, minha coisa favorita no design é desenhar letras. Tipografia, caligrafia, letterings chegam a fazer meus olhos brilharem.
Mas por que decidi fazer um guia para capas de histórias do Wattpad, livros ou qualquer "capa" em geral? Simples: porque, como leitora, eu já julguei histórias boas como péssimas por causa da capa. Mas isso não é questão de gosto? Não. Eu tenho minhas preferências por capas com uma tipografia bonita ou que não fazem montagens com diversas fotos. Contudo, existe uma diferença entre capas feias, segundo a minha preferência, e capas ruins, que não funcionam nem pra história nem para o leitor.
Um exemplo de capa ruim? Se você não consegue ler o título da história com clareza, a capa não funciona. Ou quem sabe capas que são apenas uma foto, sem nada escrito. Por que dar ao leitor o trabalho de procurar o título da história ali do lado quando poderia ser a primeira coisa que seus olhos vêem? Fotos com má qualidade também entram nesse grupo.
Esse guia não vai tratar de gostos pessoais meus como designer. Ele vai tratar de conceitos básicos de design para que a informação contida na sua capa seja clara e objetiva e para que o conjunto visual da sua história esteja de acordo com a mesma. Tenho como objetivo manter uma linguagem clara, precisa e fácil, tendo em mente que ninguém precisa saber de palavra técnica nenhuma para compreender o problema e solucioná-lo.
Antes de ir para o primeiro capítulo, que tal dar uma olhadinha na minha lista de histórias aqui do Wattpad que selecionei por terem capas boas e condizentes ao tema? Segue o link para que você se inspire: https://www.wattpad.com/list/281067421-boas-capas?utm_source=web&utm_medium=twitter&utm_content=share_readinglist
Gostou da ideia? Tem alguma dica ou dúvida? Comente aqui em baixo!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Julgue um livro pela capa sim!
Não FicçãoUm guia prático de conceitos de design para você fazer a melhor capa possível para sua história! #3 em Não Ficção! ♡