Dietas

646 14 1
                                    

Milhões de mulheres participam de uma batalha contra o excesso de peso (que freqüentemente não existe). E muitas delas lutam por toda a sua vida. As mulheres sentem-se pressionadas a ser tão perfeitas quanto as imagens veiculadas pelos meios de comunicação em todo o mundo. Normalmente, existe pouca ou mesmo nenhuma razão para uma adolescente perder peso. Lembre-se: existe algo conhecido como “gordura jovem”; você pode estar descontente com seu peso e suas proporções agora, mas, ao crescer, seu corpo se torna naturalmente mais esbelto. Mesmo assim, existe muita gente acima de seu peso ideal. Se você quiser mesmo fazer dieta, tenha cuidado:

1) A dieta mortal

Sendo a alimentação uma grande preocupação para muitas garotas, doenças sérias como a anorexia nervosa e a bulimia são bastantes comuns. Essas doenças, não raro, surgem de dietas aparentemente inocentes, que então se transformam em obsessão no que se refere à comida. A anorexia nervosa faz com que você se convença de que está gorda, embora a maioria das vítimas dessa doença seja muito magra. Ela pode levar à internação hospitalar e a um longo processo de recuperação, ou até mesmo à morte. A bulimia caracteriza-se pela gulodice, conseguindo-se manter o peso baixo de duas maneiras: a) induzindo-se vômitos, de forma que a comida nunca chegue ao estômago; b) tomando-se laxantes, para que a comida passe direto pelo organismo, sem tempo de ser digerida. A bulimia também pode tornar necessário o tratamento hospitalar. É comum que anoréxicos (pessoas que sofrem de anorexia) se tornem bulímicos e vice-versa.

Sabedoria Popular:

“Quando você termina uma dieta, logo recupera todo o peso e engorda ainda mais”.

Se você realmente fizer dietas radicais do tipo “tome um shake”, “tome um comprimido” ou “coma ameixas por três semanas”, o dito popular pode ser verdadeiro. Dietas radicais fazem com que o corpo não receba os nutrientes de que ele realmente necessita. Assim, quando o corpo volta a receber alimentos normalmente, ele armazena esses nutrientes na forma de gordura para futuras emergências, fazendo com que a dieta tenha efeito inverso.

2) A dieta definitiva

O único modo garantido de perder peso é comer menos — e de forma racional — e fazer bastante exercício. Corte o açúcar e as comidas gordurosas (que normalmente são ingeridas como lanche), e em seu lugar coma muitas frutas e vegetais. Diminua a quantidade de carne vermelha que você come, trocando por carne branca e peixe (é claro que, se você for vegetariana, isso não se aplica a você). Se puder combinar alimentação racional com grandes quantidades de exercício saudável como natação, caminhadas ou aulas de ginástica, você sentirá os quilos extras se derreterem. Somente os cuidados com a alimentação não são suficientes: você pode morrer de fome, mas sem atividade física seu corpo continuará tendo pontos flácidos.
Lembre-se, contudo, de que você pode ter herdado “ossos pesados” (uma estrutura grande) ou uma propensão a ser mais pesada do que gostaria. Não se atormente por não ser magra como um palito. As pessoas mais atraentes do mundo são ativas, saudáveis e enérgicas, e algumas delas estão, conforme os meios de comunicação as classificariam, com o “peso acima da média”.

Coisas que Toda Garota Deve Saber - Samantha RugenOnde histórias criam vida. Descubra agora