Uma das coisas mais chatas que um escritor precisa fazer aqui no Wattpad é divulgar sua obra. E uma das mais importantes também.
Qualquer um que já teve que escrever uma mensagem para alguém tentando convencê-los a ler seu livro sabe do que eu estou falando. Você sempre se sente terrivelmente inapropriado, ao mesmo tempo que está desesperado e sabe que não tem outro jeito.
Isso é fato. Não tem outro jeito. Eu queria muito poder dizer que existe um método mágico de garantir que vocês consigam milhares de leitores da noite para o dia. Mas, infelizmente, não tem.
Aqui, vou dar algumas dicas de como você pode conseguir atrair mais pessoas e mantê-las perto de você.
Sua Escrita
Nunca se esqueça de que a parte mais importante da divulgação é seu livro conseguir aguentar as expectativas das pessoas. Ou seja, você precisa escrever com carinho, se esforçar para ter uma história boa e não decepcionar aqueles que resolverem dar uma chance para ela. Por isso mesmo, eu só começo a divulgar de verdade uma história depois que ela já tem alguns capítulos, um certo ritmo e algo a oferecer a quem se interessar. E é por isso que você precisa passar mais tempo escrevendo do que divulgando.
Mas a divulgação é indispensável. Não sei os números ao certo, mas você já deve imaginar a quantidade de livros que o Wattpad tem publicados, certo? Só a quantidade de leitores já é inacreditável, imagina se cada pessoa tiver pelo menos um livro postado? Imagina aquelas pessoas (como eu) que tem mais de dez?
Pois é. Encontrar seu livro por acaso, muitas pessoas vão. Mas não tantas quanto você espera. Então, mesmo que seja chato, aceite agora que você vai ter que divulgar sua história, sim!
Já sabe como?
Conseguindo Leitores
Se você ainda não tem leitor algum, a primeira coisa que precisa fazer é ir atrás deles! Não perca tempo com os aleatórios. Veja aqueles que leem histórias com propósitos parecidos com a sua e mande uma mensagem pessoal para cada um deles. Pode postar no mural, ou mandar uma mensagem privada. Mas é importante que você escreva um texto original para cada um (principalmente porque o Wattpad não te deixa só copiar e colar).
Não precisa se desculpar. Não precisa falar que sabe que está incomodando. Qualquer pessoa que não entenda o que é ter que ir praticamente distribuindo mensagens como folhetos para conseguir leitores nem merece sua atenção. E, se alguém for grosso com você, acredite que está bem melhor sem essa pessoa lendo sua história. Então, já comece tirando o pedido de desculpas da sua mensagem. Dê a cara a tapa. Elogie sua história, sem falar que é a melhor do mundo. Se mostre confiante, não arrogante. E não peça desculpas.
Mas, do mesmo jeito que você não deve perder tempo com leitores que só leem um gênero completamente diferente do seu livro, não mande mensagem para aqueles que deixam claro no seu perfil que não estão aceitando indicação de histórias novas. Guarde-a para uma outra pessoa mais aberta a isso.
Muita gente acha que conseguir que uma pessoa famosa leia seu livro significa que todo mundo vai ler também. Mas não é bem assim. E eu falo como alguém que tem mais de 400 mil visualizações em uma história que comecei faz cinco meses.
Claro que eu tenho, sim, vários leitores fiéis. Mas não tenho nenhum poder sobre eles. Tenho vários seguidores, quase dez mil, mas não é como se eu pudesse forçar cada um a ler os livros da minha lista de leituras. Sim, você consegue uma certa visualização com isso, mas não é nada milagroso. Até eu pensava que era antes de conseguir entrar para os Destaques. Mas a verdade é que é difícil até eu fazer meus próprios leitores de um livro ir para outro meu também, imagina incentivá-los a ler os dos outros?
VOCÊ ESTÁ LENDO
Dicas de Como Escrever uma História [Completo]
RandomTem uma ideia incrível para uma história mas não sabe como desenvolvê-la do prólogo ao felizes para sempre? Ou então já a começou, mas chegou em um impasse e não sabe como continuar? Precisa de inspiração? Dicas? Uma ajudinha para melhorar seus livr...